ANÁLISE DO FEEDBACK DOS ALUNOS DE MEDICINA QUE CURSARAM A DISCIPLINA OPTATIVA DE CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
INTRODUÇÃO: A educação médica tem enfrentado desafios pela pandemia do Sars-Cov-2. Enquanto o ensino prático da Medicina é indispensável para a formação médica, o ensino à distância tem se mostrado uma ferramenta bastante eficiente na transmissão de conhecimento. Nesse estudo, buscamos representar a experiência dos acadêmicos de Medicina da UFC com a disciplina optativa de Cirurgia de Cabeça e Pescoço relativa ao primeiro semestre de 2020, organizada em parceria com o projeto de extensão Liga de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram ministradas 10 aulas ao longo de cinco dias: sete de forma remota síncrona pela plataforma Google Meet e três de forma assíncrona. No último dia, foi disponibilizado um formulário digital com lacunas dedicadas a contabilizar a frequência dos alunos e um espaço para manifestação não obrigatória e não estruturada de críticas à disciplina. As respostas foram compiladas em planilha dedicada para posterior análise. RESULTADOS: De 122 respostas ao formulário de presença, 4 alunos (3%) não emitiram opinião. Das 118 respostas válidas, um aluno se manifestou negativamente em relação à disciplina. Todas as demais foram positivas. Os comentários positivos mais frequentes foram 67 (57%) relativos à organização e 58 (49%) relativos às aulas. Recebemos 17 sugestões de melhora, sendo os mais frequentes 8 sugerindo a gravação de todas as aulas, 4 sugerindo prolongar o período da optativa. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com base na análise das respostas, a recepção do módulo optativo de Cirurgia de Cabeça e Pescoço foi majoritariamente positiva. As características mais valorizadas pelos discentes foram organização e qualidade das aulas. Essa ferramenta se mostrou bastante útil. Os resultados da análise das respostas serão devidamente considerados pela comissão organizadora para que a disciplina continue melhorando. Nossa experiência pode servir também como auxílio metodológico para outros grupos que se proponham a realizar atividades similares.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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