ANÁLISE DO PERFIL DOS INSCRITOS NO PROJETO INGLÊS NA COMUNIDADE

Autores

  • Paulo Victor Pinheiro Rocha
  • Vanessa Fernandes de Oliveira
  • Simone dos Santos Machado
  • Gilberto Santos Cerqueira

Resumo

Introdução: O projeto Inglês na Comunidade foi idealizado tendo em vista a importância da língua inglesa para o ingresso em cursos de nível superior e para que não haja limitação do potencial dos ingressantes em nível acadêmico. O inglês é considerado a língua mais comum no contexto de intercâmbio de informações e no campo acadêmico, seu domínio é indispensável para a análise e incorporação de evidências relevantes para as principais pesquisas científicas, de modo que o valor educacional da aprendizagem desse idioma supera simples fim comunicativo. Objetivos: Analisar o perfil dos candidatos ao ingresso no projeto no ano de 2021, bem como sua percepção acerca de habilidades prévias no idioma e expectativas com o projeto. Metodologia: Foi aplicado questionário utilizando a ferramenta Google Forms. Por meio de questões objetivas, as informações obtidas foram: idade, gênero, ano letivo atual, percepção quanto à qualidade do ensino do inglês nas escolas e quanto às habilidades atuais no idioma e expectativas de aprendizado. Resultado: Obtivemos 232 respostas. O público feminino compõe 71,1% do total e o masculino 28,9%; 87,9% eram de escolas públicas e 12,1% de escolas particulares; 25,9% estava em cursinho pré-vestibular, 36,6% no 3º ano do EM, 12,9% no 2º ano do EM e 12,9% no 1º ano do EM; 90,6% relatam ensino de inglês na escola, mas 64,7% com um aprendizado insuficiente, enquanto 9,5% não tiveram ensino de inglês. Quanto às habilidades de fala, escuta, leitura e escrita, a maior parte relatou estar em nível básico ou nulo. Em relação à finalidade do idioma, 3 pontos que receberam destaque foram oportunidades profissionais e acadêmicas, conversar com estrangeiros e viagens. Conclusão: Podemos observar um interesse preponderante por parte dos alunos em situação pré-vestibular (Cursinho e 3º ano EM), provenientes de unidades públicas de ensino, que se encontram insatisfeitos com o ensino que recebem ou receberam ou buscam aprofundar conhecimentos do idioma.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão