ANÁLISE EVOLUTIVA DOS RESULTADOS CEARENSES NAS OLIMPÍADAS BRASILEIRAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA 2019 E 2020

Autores

  • Elber Fernandes Albuquerque
  • Wedlane Carvalho Soeiro
  • Alan Santos de Oliveira
  • Denise Maria Moreira Chagas Correa

Resumo

O projeto de extensão “Educação Financeira para Toda a Vida”, vinculado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi criado em 2012, com a finalidade de trabalhar a Educação Financeira com crianças do 1º até o 5º ano (ROCHA, 2019). Posteriormente, o projeto lançou a primeira olimpíada paraibana de educação financeira, e em 2019, depois de duas edições, expandiu-se para o âmbito nacional, em parceria com várias universidades e institutos federais (UFRGSTV, 2021). Em 2019 realizou-se a I Olimpíada Cearense de Educação Financeira (I OCEF), vinculada ao Departamento de Contabilidade da FEAAC, na Universidade Federal do Ceará (UFC), em três fases, duas estaduais e uma nacional, divididas em 5 níveis que variou desde o ensino fundamental ao ensino médio (UFC, 2019). Em 2020, em decorrência da pandemia do Covid-19, as provas da II Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (II OBEF) foram realizadas on-line com única etapa, abrangendo 5 níveis (NUFIPEC, 2020). Diante disto, o objetivo geral deste trabalho foi analisar a evolução no número de cearenses inscritos e os resultados por eles obtidos na I e II OBEF. Assim, este estudo descritivo, qualitativo e levantou e comparou os resultados em questão obtidos junto ao Projeto Educação Financeira para Toda a Vida, da UFPB. Os resultados indicam que houve um crescimento no percentual de acertos entre a 1ª Fase da I OBEF e a fase única da II OBEF, indo de 56,16% para 75,84% no sexo feminino, e de 54,50% para 77,39% no sexo masculino, o que pode indicar aumento de ênfase dada ao conteúdo programático no âmbito das escolas. Na edição de 2019, houve de 73 inscritos e participantes, com 7 medalhistas. Em 2020, de 145 inscritos, 98 participaram e 64 foram medalhistas, aumentando o êxito dos cearenses na última edição. Dentre os participantes cearenses, 100% foram oriundos do ensino médio em 2019 e 76,53%, em 2020, sugerindo a necessidade de intensificação de esforços para aumento na participação de cearenses do ensino fundamental.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão