APLICAÇÃO REMOTA DE PRÉ E PÓS-TESTES COMO MEIO DE ANÁLISE DA CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO SOBRE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA EM CURSO DE INTRODUÇÃO À CARDIOLOGIA

Autores

  • AntÔnio HorÁcio Veras FalcÃo Filho
  • Lucas Matheus Medeiros de Castro
  • Ana Clara Santos Freitas
  • Matheus Marques Ribeiro
  • Vanessa Silveira Nascimento
  • Antonio Augusto Guimaraes Lima

Resumo

INTRODUÇÃO: A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença crônica de caráter não transmissível que se caracteriza por níveis elevados de pressão arterial sistólica e/ou diastólica, sendo de extrema relevância na atualidade, haja vista que suas manifestações clínicas podem repercutir de forma consideravelmente negativa na qualidade de vida e bem-estar dos indivíduos acometidos por essa patologia. Logo, a Liga do Coração, projeto de extensão da UFC, proporciona qualificação teórica, como forma de disseminar conhecimento acerca de uma temática tão importante e presente no dia-a-dia do profissional da área da saúde, para os estudantes de medicina que participam do processo seletivo de novos integrantes, acontecendo esse contato com a clínica cardiovascular a partir do curso de Introdução à Cardiologia. OBJETIVO: Objetiva-se ressaltar a eficiência do uso de pré e pós-testes na análise da obtenção de conhecimento sobre a aula de hipertensão arterial sistêmica. METODOLOGIA: O curso aconteceu, de forma remota, nos dias cinco a oito de julho de 2021, sendo aplicados, a todos os estudantes participantes, formulários do google compostos por 5 perguntas-padrão. Baseando-se nisso, foi verificada a quantidade de questões acertadas no pré-teste e no pós-teste a partir do programa estatístico Excel. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A média aritmética de acertos no pré-teste foi de aproximadamente 3,45, o que evidencia um rendimento médio de 69%. Já em relação ao pós-teste, a média de questões corretas atingiu cerca de 4,81, salientando um rendimento médio de 96%. Esses resultados demonstram um aumento de 27% no desempenho dos discentes após ministração da aula sobre HAS. CONCLUSÃO: O uso de questionários do google como forma de analisar o aprendizado dos alunos foi atestado, dado que se observou um aumento considerável no aproveitamento médio quando comparados os dois momentos de avaliação da aula.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão