AS AÇÕES DO PROGRAMA DE APOIO À SUBJETIVAÇÃO E EDUCAÇÃO INDÍGENA - APSEI NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo descrever e explorar as atividades desenvolvidas pelo programa de Apoio à Subjetivação e Educação Indígena - APSEI, no contexto da pandemia de covid-19. O programa existe há 14 anos e tem demonstrado sua importância por meio de ações articuladas entre as comunidades indígenas e a universidade. No ano de 2020, com a pandemia de covid-19, o programa precisou se reinventar para garantir que as ações tivessem continuidade ao mesmo tempo em que seguia as medidas de distanciamento social. Dessa forma, todas as ações que fazem parte do programa tiveram sua metodologia revista. O Grupo de Estudos em Educação Indígena-GREEI passou a ter encontros mensais, de forma metapresencial, por meio de mesas redondas em formato de lives e discussões por aplicativos de mensagens. O evento que já acontecia há dois anos (“Semana Povos Indígenas na UFC em 2018” e “Jornada Povos Indígenas e Universidades no Ceará–JPIUCE em 2019”) não ocorreu no ano de 2020, mas foi reinventado e aconteceu no ano de 2021, do período de 09 de agosto à 09 de setembro, agora com o nome de Jornadas Povos Indígenas e Universidades - JOPOI, se tornando a maior Jornada já realizada no país, trabalhando na articulação de 46 instituições acadêmicas, 43 etnias e 16 organizações de apoio aos povos indígenas e suas lutas, por meio de uma programação diversificada e não-centralizada. O evento, que aconteceu simultaneamente no Brasil e em países da América Latina e Europa, realizou diversas mesas, em forma de lives, com temáticas debatidas que vão desde a importância da demarcação de terras indígenas à produção artística e literária dos povos originários. O site “Aldeia Siará-Observatório dos Povos Indígenas do Ceará”, foi lançado na data de encerramento do evento, e pretende fazer com que a comunidade escolar da Educação Básica possa se apropriar dessa ideia, produzindo novos conteúdos e alimentando o portal na Internet, para que ele se torne um espaço realmente interativo e coletivoPublicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.