AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Resumo
O século XXI tem sido marcado por estudos na tentativa de superar as dificuldades dos processos de ensino e de aprendizagem no que concerne os objetos de conhecimento da matemática, especialmente suas implicações nos resultados dos índices de avaliação dessa área de conhecimento. Objetiva-se com o presente artigo analisar os princípios da Teoria da Objetivação (TO.), criada e desenvolvida pelo professor e pesquisador Luis Radford, a qual se encontra ancorada na teoria sociointeracionista de Vigotsky (2001). A TO reforça a importância do professor estar inserido nos processos de aprendizagem, num movimento de labor conjunto entre docente e discentes, onde a aprendizagem ocorre a partir dos processos de objetivação e subjetivação, apoiados nos princípios da ética comunitária. Fundamenta-se esse trabalho em Radford (2017), e em Gabora e Radford (2020). Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa, do tipo exploratório. Realiza-se uma Revisão de Literatura com base em artigos e livros publicados por Radford nos últimos dez anos. A pesquisa delineia-se em três etapas: Na primeira com uma escolha dos textos a serem trabalhados, os quais atendem os objetivos da pesquisa; na segunda etapa uma sistematização dos dados coletados sobre os princípios e pressupostos da TO; e, na terceira etapa, realiza-se inferências com a finalidade de análises das potencialidades de contribuição dessa teoria para os processos de ensino e aprendizagem de matemática. A partir das análises preliminares percebe-se que a TO contribui para uma aprendizagem desalienante da matemática, numa perspectiva ativa e ética dos sujeitos. Portanto, espera-se que a pesquisa estimule reflexões sobre as práticas de ensino da matemática e contribua para futuras pesquisas nesta área.Publicado
2021-01-01
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XXX Encontro de Extensão
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