ATIVIDADES EXTRACURRICULARES EM PERÍODOS DISTINTOS DO CURSO DE MEDICINA

Autores

  • Denisse Sales Paula
  • David Nunes de Lima Júnior
  • Gabriel Nojosa Oliveira
  • Ridson Guilherme Parente de Aguiar
  • Jhonas Nathanael Menezes Ferreira
  • Maria do Socorro De Sousa

Resumo

Introdução: O distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19 repercutiu nas atividades acadêmicas e extracurriculares dos estudantes de Medicina.¹ Objetivo: Comparar as atividades extracurriculares de estudantes do curso de Medicina durante a pandemia de Covid-19. Metodologia: Considerou-se três períodos do currículo acadêmico de Medicina: ingresso no curso, transição do ciclo básico para o ciclo clínico e início do internato. Quatro estudantes foram convidados para escrever um parágrafo sobre as atividades extracurriculares realizadas durante o período de pandemia. Três dos estudantes estavam matriculados em uma instituição de ensino público e um era aluno de uma universidade privada. Foram consideradas atividades extracurriculares tanto os projetos acadêmicos que ocorrem paralelamente às disciplinas obrigatórias, como as atividades que o aluno exerce fora do âmbito universitário. Resultados: O estudante do início do curso relatou bom aproveitamento acadêmico, uma vez que pôde exercitar sua autonomia ao procurar conteúdos virtuais para fortalecer o aprendizado. Além disso, essa busca independente por fontes de informação foi possível também no estudo de partituras musicais. A transição entre os ciclos básico e clínico foi vista pelo estudante como um período de grandes desafios, pois as atividades paralelas ao curso exigiram iniciativa e adaptação rápida dos alunos a modelos virtuais de educação em saúde. O distanciamento social possibilitou também readaptações no contato social, com jogos virtuais sendo úteis para o contato entre amigos. Os dois alunos que ingressaram no internato, um de universidade pública e outro de universidade privada, relataram maior dedicação às atividades científicas. Atividade física foi um dos pontos elencados como fator necessário para relaxamento e alívio de dores musculares. Conclusão: Os diferentes momentos presentes no curso de Medicina repercutem também no gerenciamento de atividades extracurriculares pelos estudantes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão