ATUAÇÃO COMO BOLSISTA DO CURSO DE LETRAS EM TURMAS OFERTADAS PELA CASA DE CULTURA BRITÂNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Bruno Nazar de Abreu Sales
  • Jader Martins Rodrigues Junior

Resumo

Por ocasião da pandemia de Covid-19 ocasionada pelo vírus Sars-Cov2, o cotidiano das práticas sociais teve de sofrer profundas adaptações, e, consequentemente, as atividades de ensino, como uma das dimensões dessas práticas, também passou por ajustes. Nesse contexto, esse trabalho abordará a medida e os impactos dessas adaptações na atuação como bolsista de extensão na Casa de Cultura Britânica (CCB) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O relato de experiência descrito no trabalho abrange dois períodos como bolsista: de fevereiro a outubro de 2020 (2020.1), período marcado pelo início da pandemia e por todas as alterações no calendário e nas atividades letivas; e de abril a dezembro de 2021 (2021.1 e 2021.2), segunda atuação como bolsista selecionado, ainda em curso e ainda marcada pelo contexto da pandemia. Ao fim de ambos os semestres letivos, é possível afirmar que, com as suas especificidades, uma vez que as turmas eram distintas e o contexto da pandemia também trouxe impactos de maneira diferenciada, os objetivos foram cumpridos em ambos os momentos. Tendo em vista os processos de aprendizagem, as abordagens e estratégias desenvolvidas para o ensino no contexto da pandemia, fica evidente o ganho significativo na experiência formativa, para atuação em sala de aula, com acompanhamento e supervisão do professor-orientador da Casa de Cultura Britânica, como parte da trajetória acadêmica do bolsista do curso de Letras.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão