ATUAÇÃO NA GESTÃO DE RISCOS ASSISTENCIAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Gabriela Lacerda Souza
  • Amanda Guilhermino Aragão
  • Arthur da Silva Neto
  • Andreina Fontenele Teixeira
  • Mona Lisa Menezes Bruno

Resumo

Educação Permanente em Saúde, Segurança do Paciente e Qualidade do Cuidado formam uma tríade que conduz a interação entre a equipe multiprofissional na assistência à saúde. Esses três elementos coexistem de forma interdependente visando a melhoria da assistência prestada ao paciente. Atividades multiprofissionais e projetos extrainstitucionais foram apontados como potencializadores desta interação. Objetiva-se relatar a experiência da atuação de universitários de cursos da saúde no projeto “Melhoria da Qualidade e Segurança do Paciente”. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, de atividades desenvolvidas por acadêmicos de enfermagem e farmácia no projeto supracitado, no período de março a agosto de 2021. As atividades foram desenvolvidas no setor de Gestão de Riscos Assistenciais de um Hospital Universitário e consistiram em contribuir com serviço desenvolvido tais como a investigação de incidentes relacionados ao cuidado em saúde notificados na ferramenta institucional Vigihosp e a realização de atividades de educação em serviço aos colaboradores assistenciais acerca de temas relacionados à Segurança do Paciente e Melhoria da Qualidade. A investigação de incidentes envolve as características do evento, classificação, identificação de fatores contribuintes e atenuantes, danos associados, oportunidades de melhoria e as medidas tomadas para redução dos riscos que compreende a elaboração de um plano de ação que, a depender do evento adverso, pode envolver atividades educativas com colaboradores e construção de protocolos hospitalares. Foram utilizadas metodologias ativas de aprendizagem para a construção do conhecimento e incentivo da Prática Baseada em Evidências (PBE). As atividades permitiram o exercício de conhecimentos teóricos relacionados à Segurança do Paciente e o desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico, trabalho em equipe, avaliação, criatividade, comunicação, tomada de decisão e resolução de problemas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão