AULAS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS EM TEMPOS DE PANDEMIA E A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PRÓPRIO

Autores

  • Eriston Alves Capistrano Junior
  • Raimundo Nonato Moura Furtado

Resumo

As Casas de Cultura Portuguesa da Universidade Federal do Ceará (UFC) ofertam, semestralmente, diferentes níveis de cursos de português direcionados ao público estrangeiro na qual matriculam-se alunos de vários países vinculados ou não à UFC. Sabe-se que a prática ensino e aprendizagem é norteada por diversos fatores e contextos, dentre os desafios, teve-se, em virtude da pandemia, a abrupta adaptação das aulas presenciais para o modelo virtual. Com isso, conforme as aulas foram ocorrendo, percebeu-se a necessidade de aderir a novas ferramentas para o ensino; como também, surgiram novas demandas acerca do material didático utilizado, principalmente na adequação à nova realidade. Este relato de experiência tem como objetivo propor alternativas e mostrar como transcorreu as aulas da turma de Português para Estrangeiros do IV semestre deste ano, como a utilização de ferramentas de gestão de turma, aulas síncronas e avaliações. Também, com o apoio do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros (NUEPPE), pensou-se na elaboração de materiais próprios durante as aulas visando preencher lacunas do método de ensino oficialmente adotado; dentre eles, aproximar o contexto histórico-social dos alunos ao conteúdo da aula, desta forma observou-se mais efetivo o resultado no trabalho com gêneros discursivos conforme preceitos analisados e refletidos por BAKHTIN (1997) e MARCUSCHI (2008).

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão