AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO VIRTUAL TERRA EM MOVIMENTO

Autores

  • Antonio Daniel da Silva Silveira
  • Welberth Pereira Pimenta
  • Wellington Ferreira da Silva Filho
  • Carla Beatriz Costa de AraÚjo

Resumo

O projeto de extensão Terra em Movimento surgiu em 2013 pela parceria de docentes e discentes adquirida em projetos do departamento de Geologia da UFC e em eventos de extensão como a Feira das Profissões. Com objetivo de realizar a divulgação da geologia e paleontologia e trazer acessibilidade à ciência, o projeto Terra em Movimento busca aproximar a academia da sociedade. Por conta da atual situação sanitária decorrente da pandemia de covid-19, as ações presenciais do projeto Terra em Movimento foram suspensas e com os novos bolsistas de 2021 realizou-se um planejamento para a realização de exposições remotas. A princípio foram agendadas 3 exposições em colégios de ensino fundamental e médio, onde até o momento uma já foi atendida. A primeira exposição virtual para alunos de ensino fundamental de 6ª e 7ª série da Escola Municipal Washington Soares contou com a participação de cerca de 30 alunos, onde abordou-se conceitos básicos de geologia e paleontologia e ao final do conteúdo exposto pelos bolsistas e professores membros do projeto foram aplicados questionários de satisfação da exposição virtual, para compreensão do impacto da ação realizada. A avaliação de satisfação da exposição virtual contou com 10 participantes, nos quais 60% avaliaram sua satisfação como alta, enquanto que 40% avaliaram sua satisfação como muito alta. Quanto a opinião dos participantes sobre o seu aproveitamento, 70% conseguiu acompanhar e entender os conteúdos abordados, enquanto que 30% tiveram dificuldades em acompanhar devido à alta quantidade de informações e o pouco tempo disponibilizado para a exposição. A primeira exposição remota do projeto Terra em Movimento foi positiva no aspecto de promover a acessibilidade na realização das ações em escolas, mas negativa pela ausência de uma experiência total para os participantes, onde em uma situação presencial haveria o manuseio de rochas, minerais, fósseis e outros materiais que tornam a experiência mais instigante e didática.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão