AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS RELAÇÕES SOCIAIS DOS ESTUDANTES DA FACULDADE DE MEDICINA UFC DURANTE O ENSINO REMOTO

Autores

  • Anne Helen Barreto Melo
  • Léo Rocha Munguba
  • Maria Alice Peixôto Rodrigues
  • Sarah Beatriz Muritiba Delgado
  • Roberta Gonçalves Barroso Teixeira
  • Caroline Mary Gurgel Dias Florencio

Resumo

Introdução: Com o início da Pandemia de Covid-19, as Universidades Federais adotaram o Ensino Remoto (ER). Apesar de tal medida ter dado continuidade ao funcionamento das faculdade, num período em que a normalidade foi afetada, o prolongamento do ER modificou de forma significativa as relações sociais dos estudantes. Objetivo: Avaliar o impacto do ER, em decorrência da pandemia de Covid-19, nos relacionamento sociais dos estudantes de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Métodos: Trata-se de uma análise quantitativa de delineamento transversal, por meio de um formulário feito através da ferramenta Google Forms, o qual contou com a participação de 135 estudantes da Faculdade de Medicina da UFC, com intervalo etário de 17 a 42 anos. Resultados: De acordo com as respostas do formulário, dos 135 alunos de medicina, 109 - 80,7% do total experimentaram algum momento de solidão após o início da faculdade no ER. Consoante a isso, foi questionado aos discentes a satisfação com as suas relações sociais, apenas 27 – 20% dos entrevistados - consideraram suas relações sociais boas, tendo os demais classificando-as em péssima, ruim e regular. Diante disso, o estudo feito pela Chegg.org, com alunos de diversos países, revela índices globais dos impactos do ER nas relações sociais, semelhantes aos encontrados na pesquisa realizada, o que evidencia a correlação entre o ER e a modificação das relações sociais entre os estudantes de Medicina da UFC. Nesse contexto, é válido ressaltar que esses índices podem estar diretamente associados ao agravamento de problemas relacionados à saúde mental, entre os estudantes, tendo em vista que 69 - 51,9% dos entrevistados agravaram seu estado de saúde mental durante o ER, o que confirma a importância da discursão desse tema. Conclusão: Diante disso, é importante que haja um aprofundamento na realidade enfrentada pelos alunos durante o ER, por meio de estudos que objetivem uma intervenção ativa quanto a problemática.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão