AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA ACERCA DO CURSO

Autores

  • Matheus Zaian Rodrigues de Fonseca Lira
  • Luana Akemi Alves Araujo
  • José Lopes Tabatinga Neto
  • Samuel Lima de Souza
  • Lucas de Souza Albuquerque
  • Annya Costa Araujo de Macedo Goes

Resumo

INTRODUÇÃO: A síndrome do abdome agudo é um acometimento comum com a qual o profissional médico, inclusive o generalista, deve estar familiarizado, sabendo manejar adequadamente cada caso. Diante dessa necessidade, o Grupo de Estudos em Cirurgia (GEC) promoveu o Curso online “Abdome Agudo: Abordagem para o Generalista” com o intuito de complementar e consolidar o conhecimento acerca do tema. OBJETIVO: Verificar a eficácia e aceitação do curso “Abdome Agudo: Abordagem para o Generalista”, realizado em plataforma online. METODOLOGIA: Foi aplicado questionário via Telegram a inscritos no “Curso Abdome Agudo: Abordagem para o Generalista” acerca da satisfação com o curso, tanto com o desempenho individual quanto com a organização do evento, bem como sobre a adaptação do curso ao modelo EaD, e se o curso poderia ter um aproveitamento melhor se ocorresse presencialmente. Ademais, questionamos sobre métodos adicionais que poderiam ser adicionados ao método pedagógico do curso (flashcards, resumos, slides de aulas, monitorias, bibliografia e casos clínicos). RESULTADOS: Foram obtidas 20 respostas. Das pessoas questionadas, 95% (n = 19) concordaram que os temas do curso foram relevantes para a prática médica. A mesma porcentagem considerou que a organização foi adequadamente adaptada ao modelo EaD, mas 79% das pessoas consideraram que o curso seria melhor aproveitado presencialmente (37% concordaram totalmente, e 42%, parcialmente). Sobre a possibilidade de participar de outros eventos do GEC, 78% das pessoas concordaram totalmente, 17% concordaram parcialmente e 5% discordaram totalmente, enquanto 94% indicariam futuros eventos promovidos pelo GEC a terceiros. A respeito dos meios complementares, os métodos mais votados foram resumos dos temas abordados (93%), discussão de casos clínicos (66%) e disponibilização de bibliografia (40%). CONCLUSÃO: O curso foi bem adaptado e relevante para a maior parte dos participantes que responderam.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão