AVALIAÇÃO DISCENTE DA 128° TURMA DE MEDICINA DA UFC SOBRE A GINCANA ANATÔMICA VIRTUAL DO SISTEMA LOCOMOTOR.

Autores

  • Erika de Menezes Peres
  • Gabriela Caldeira de Paula Souza
  • Ítalo de Souza Porto
  • João Victor Monteiro Souza
  • Rafael Pereira de Araújo
  • Emmanuel Prata de Souza

Resumo

INTRODUÇÃO Diante da necessidade de adaptação de atividades presenciais para o modo virtual, a Liga de Anatomia e Cirurgia (LAC) elaborou um novo modelo de gincana de anatomia, o qual os discentes respondem às fotos de marcações anatômicas no aplicativo Socrative com tempo cronometrado e em seguida há correção e explicação do gabarito pelos ligantes. Este trabalho tem como objetivo analisar o retorno dos alunos sobre a atividade. METODOLOGIA Foi realizado 1 formulário quali-quantitativo para avaliar a gincana de anatomia de locomotor aplicada para a 128ª turma de medicina da UFC. Foram analisados quantitativamente: aspecto geral, preferência por imagens cadavéricas, dificuldade das marcações, contribuição para o aprendizado, adequação do conteúdo cobrado ao dado em aula, direcionamento do estudo, correção do gabarito e preparação para a prova. Qualitativamente, foi avaliado o porquê do juízo feito e o que pode melhorar. RESULTADOS Das 32 respostas, 72% avaliaram a atividade como muito boa; 69% afirmaram que com certeza aprimoraram o aprendizado com o uso de imagens cadavéricas; 69% definiram a dificuldade das marcações como na medida certa; 87% avaliaram positivamente a adequação do conteúdo; 99% julgaram positivamente o direcionamento do estudo para a prova e 90% confirmaram apreciação da correção. A maioria das respostas qualitativas são positivas, entretanto há críticas, como: “Só questão de organização com o início da gincana, de resto foi excelente.”. Foram obtidas poucas solicitações de melhoria, a maior parte foi construtiva, como: “Criar o link do Meet pelo e-mail institucional para durar mais de uma hora”. CONCLUSÃO A execução virtual da gincana de anatomia foi bem-sucedida, entretanto alterações devem ser realizadas para maximizar os resultados. Logo, os ligantes devem melhorar a preparação das plataformas utilizadas e se atentar a como o assunto está sendo abordado para selecionarem imagens que se enquadram no conteúdo apresentado aos alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão