AVALIAÇÃO DO ALCANCE DAS MÍDIAS SOCIAIS NA CONEXÃO E COMUNICAÇÃO COM A COMUNIDADE DURANTE A PANDEMIA
Resumo
Em 2020, devido à deflagração da pandemia e a necessidade de se manter um contato mais estreito com os pacientes, ainda que à distância, o Laboratório de Análises Clínicas e Toxicológicas (LACT) da UFC decidiu criar um perfil na rede social Instagram para trazer algumas atualizações referentes ao COVID-19, bem como para mostrar um pouco mais do dia a dia de um laboratório. A página mostrou resultados positivos e cada vez mais pessoas estão engajadas nas publicações, o que leva ao objetivo deste trabalho, fazer uma comparação dos dados estatísticos – número de seguidores, principais localizações, faixa etária, gênero e períodos mais ativos – do perfil entre a data na qual foi submetido o resumo nos Encontros Universitários 2020, 27 de novembro de 2020, e o total de período que perfazem 9 meses, 27 de agosto de 2021. Houve um aumento de 12% no número de seguidores, de 417 para 503 pessoas, o que pode ser explicado pela diversidade de temas abordados, como exames, notícias e vivências laboratoriais. Os principais acessos feitos à página são em sua maioria de Fortaleza, o que representa 73% do valor, seguida de Caucaia (4,5%), Maracanaú (2%), Aquiraz e Eusébio (ambos 0,9%). A faixa etária majoritária encontra-se entre 18 e 24 anos (42,6% do público) e logo depois, entre 25 a 34 anos (36,9%). As mulheres acessam mais frequentemente a página, simbolizando 65,8% do total e, para finalizar, os horários de maiores visualizações são às 12 horas e às 18 horas. Esses dados corroboram que a página é uma ferramenta de informação segura e eficiente para a população, bem como também é uma maneira de garantir que os profissionais do LACT estarão mais conectados aos seus pacientes. Este ano, uma página no Facebook foi criada para auxiliar nessa comunicação e difundir ainda mais o alcance do público.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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