AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO EM AULA SOBRE APLICAÇÃO PRÁTICA DO CONCEITO DE RECEPTORES PARA A GRADUAÇÃO
Resumo
O conceito de receptores celulares representa um conhecimento importante no desenvolvimento de fármacos, que utilizam da sabedoria dos mecanismos de sinalização para modular ou induzir respostas celulares, obtendo efeito terapêutico. A partir dessa percepção, a Liga do Câncer, projeto de extensão da UFC, promoveu uma capacitação para a graduação em Medicina de modo a elucidar como o conceito dos receptores celulares é utilizado no cotidiano do profissional oncologista e tornar o conhecimento teórico mais atrativo e prático, fomentando o aprendizado dos estudantes. Esse estudo objetiva avaliar o impacto que tal capacitação proporcionou aos estudantes do curso de Medicina na retenção dos conhecimentos acerca da temática abordada. A metodologia utilizada consistiu na realização da capacitação em junho de 2021 para a turma 127 do curso de Medicina da UFC, então no segundo semestre de sua graduação, por meio da plataforma Google Meet. Imediatamente antes e após a aula foram aplicados questionários, por meio da plataforma Google Formulários, contendo 5 questões de verdadeiro ou falso sobre o assunto abordado. O formulário realizado após a aula incluiu também uma questão subjetiva direcionada para possíveis críticas ou elogios ao momento promovido. Os resultados compreenderam as respostas de 74 estudantes, cerca de 92% do total de alunos da turma 127, e indicaram um aumento de 25% na média de acerto dos estudantes após a capacitação (de 3,05 questões corretas para 3,81), assim como um incremento de 140% na frequência de pontuações iguais ou superiores a 80% (de 20 pontuações iguais ou superiores para 48). Na análise da questão subjetiva, houve predomínio de menções positivas à capacitação, destacando os aspectos clínicos e práticos das informações abordadas. Diante do exposto, conclui-se que a promoção da aula sobre o conceito de receptores celulares na graduação pela Liga do Câncer apresentou um impacto positivo importante no aprendizado dos alunos sobre a temática.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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