AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO ACERCA DO TDAH EM UM SHOPPING DE FORTALEZA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Bruna Helen da Silva
  • Estevão da Silva Neto
  • Lívia Maria Rodrigues de Sousa
  • Rayssa Lana Menezes de Sousa
  • Roberio Dias Leite

Resumo

Introdução: Ações de educação em saúde para conscientização da população são de extrema importância, pois permitem o esclarecimento de dúvidas e o combate a preconceitos. Nesse sentido, o Núcleo de Estudos em Pediatria (NEP), em parceria com outras ligas acadêmicas de pediatria, participou de uma ação de conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), realizada no Shopping Riomar Fortaleza. Objetivos: Relatar a experiência de participar de uma ação de educação em saúde acerca do TDAH. Metodologia: A ação foi realizada no período de 12 a 15 de julho de 2021, em um shopping de Fortaleza. Os acadêmicos abordaram pessoas que passavam próximo ao estande, questionando-as acerca do seu conhecimento sobre TDAH e, posteriormente, aplicaram um questionário com algumas afirmações, as quais os participantes deveriam classificar como mito ou verdade. Dessa forma, as respostas dos pedestres guiavam os estudantes sobre quais explicações eram relevantes para sanar as dúvidas acerca do tema. Após a exposição oral, foi disponibilizado um QR-code, com acesso a mais informações, para consolidar o aprendizado. Discussão: A partir do diálogo com os participantes, notou-se que muitas pessoas desconheciam o TDAH ou confundiam-no com o Transtorno do Espectro Autista. No rol das pessoas abordadas estavam profissionais que trabalhavam com crianças com TDAH, bem como pessoas diagnosticadas com TDAH, o que proporcionou uma rica troca de saberes entre o público e os estudantes. Conclusão: Ações de educação em saúde realizadas em ambientes amplos, como shoppings, têm desafios para a execução, mas proporcionam uma rica experiência. Aos acadêmicos, foi possível não somente oferecer informações para a população, mas também aprender com o relato de pessoas que tinham o diagnóstico ou que possuíam parentes e amigos com TDAH. Isso mostra o quanto essas iniciativas são relevantes, oferecendo benefícios não só para a comunidade mas também para os médicos em formação.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão