AÇÕES E ESTUDOS INTERSECCIONAIS EM PSICOLOGIA SOCIAL CRÍTICA: RAÇA, SEXUALIDADE E GÊNERO

Autores

  • Stephanie Caroline Ferreira de Lima
  • Aluísio Ferreira de Lima
  • Aluisio Ferreira de Lima

Resumo

O projeto de extensão “Ações e Estudos Interseccionais em Psicologia Social Crítica: raça, sexualidade e gênero” tem como objetivo discutir e fomentar produções teórico-metodológicas interdisciplinares em Ciências Humanas, interseccionando raça, sexualidade e gênero. Com cerca de 15 colaboradoras(es) e coordenação do Prof. Dr. Aluísio Lima, realizamos articulações críticas das violências e desigualdades (re)produzidas historicamente pela sociedade colonial/capitalista, no que tange a invisibilidade, representatividade e resistências, relevantes no contexto atual de ascensão de discursos de ódio contra minorias, cuja práxis se revela na luta contra o racismo, a misoginia e as opressões da diversidade sexual e de gênero. O projeto é anual e está sendo realizado sob 3 eixos: 1) Feminismo negro, decolonialidade e interseccionalidade, no qual discutimos sobre violência racista, colonialidade, identidades culturais, posicionamento antirracista e os conceitos de negritude e branquitude; 2) Gêneros, sexualidades, dissidências e feminismos, a partir dos movimentos de mulheres e de pessoas LGBTQIA+, a partir de debates sobre violências de gênero, dissidências sexuais, cisheteronormatividade, lgbtfobia, performatividade e usos dos corpos; e 3) Saúde Mental, experiências de sofrimento e medicalização da vida, que enfoca na compreensão da dinâmica dos enquadramentos contemporâneos, sobretudo para a desnaturalização da maneira como se dão a aplicação de diagnósticos, as normatividades e a racionalidade instrumental. A partir de grupos de estudos, curso de extensão e realização do Paralaxe Podcast (vinculados a este projeto e realizados sob a aprovação da PREX-UFC), esperamos fortalecer as ações desenvolvidas pelo grupo de pesquisa e ampliar as ações de extensão promovidos por este, de modo horizontal, colaborativo e promovendo uma formação contextualizada.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão