AÇÕES FORMATIVAS NO ENSINO DE CIENCIAS NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: REFLEXÃO SOBRE A PRÁXIS DOCENTE DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO.

Autores

  • Leticia Nobre Pires
  • Francisca Maurilene do Carmo

Resumo

Nosso projeto de extensão recebe o título: AÇÕES FORMATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: REFLEXÃO SOBRE A PRÁXIS DOCENTE DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. A presente ação nasceu dos estudos, reflexões e atividades realizadas com os alunos da disciplina Ensino de Ciências do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Na referida disciplina foi observada a necessidade dos alunos em compreender como a ciência é trabalhada na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, trazendo à tona elementos atinentes ao desenvolvimento infantil na perspectiva da psicologia histórico-cultural, entrelaçado à necessidade de respondermos os porquês de se trabalhar ciências com os pequenos. Nessa perspectiva, lançamos a oferta de uma formação complementar voltada aos professores da rede pública Fortaleza, objetivando trabalhar de forma detalhada o que significa ensinar ciências para os processos de formação e desenvolvimento da criança pequena. Através da oferta desse projeto de extensão, viemos contribuindo sistematicamente no processo formativo dos professores da educação básica. Paralelamente, possibilita-se aos estudantes de Pedagogia uma interação com o campo da prática docente, uma vez que estes ministrarão as aulas sob a orientação da professora de Ensino de Ciências, ampliando seus conhecimentos e experiências na área, através de aprendizados teórico-práticos ricos e complexos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão