AÇÕES INTEGRADAS DE EXTENSÃO RURAL EM COMUNIDADES TRADICIONAIS DO SEMIÁRIDO E DA AMAZÔNIA ORIENTAL

Autores

  • Luis Henrique da Silva Uchoa
  • Giovanna Azevedo de Moura Venâncio
  • Edson Vicente da Silva

Resumo

Embora haja diversos métodos práticos na agricultura moderna, hoje em dia a comida que chega ao prato do brasileiro vem predominantemente da agricultura familiar. No contexto regional, as comunidades tradicionais cumprem parte do papel de produtor de alimento, entretanto, as práticas agrícolas extensivas carecem de subsídios para que possam continuar exercendo seu papel. Como forma de integrar a academia as comunidades tradicionais as ações extensivas atuam nessas comunidades, auxiliando nas questões socioambientais. O projeto atua no incentivo da conscientização ambiental em comunidades baseada nos conceitos de sustentabilidade, visando ainda o desenvolvimento socioeconômico-cultural local e regional. Entre os métodos abordados, há a ação direta, que consiste na visita as comunidades alvo do projeto, com rodas de conversas entre representantes da comunidade e membros do projeto, para acompanhar o que está sendo feito e auxiliar dentro das medidas cabíveis, também ocorre aulas de educação ambiental com conteúdo direcionado à comunidade. Entretanto, devido ao surto de Covid 19, o distanciamento social impossibilitou o contato direto, porém, videoaulas sobre educação ambiental e importância da atividade agrícolas ainda estão sendo produzidas, na perspectiva de adaptação para a nova realidade. Dos resultados esperados, a educação ambiental de crianças e jovens é o que se deseja obter maior aproveitamento, para que o progresso local seja edificado pelo próprio povo. A educação ambiental, atualmente, se faz fundamental na formação cidadã. Dentro das comunidades tradicionais, faz mister haver o entendimento do que ocorre por detrás das práticas que ali realizam, para que haja avanços é necessário entender as causas e consequências, para assim mirar o caminho no qual se tenha melhor aproveitamento.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão