BIOMECÂNICA APLICADA AO CROSSFIT

Autores

  • Mateus Teixeira Matos
  • Claudio de Oliveira Assumpcao
  • Tulio Luiz Banja Fernandes

Resumo

A atuação dos profissionais de Educação Física requer, sua atualização já que, os métodos de treinamento também evoluem. O CrossFit é um método de treino, que utiliza o treinamento intervalado de alta intensidade, sendo um campo de atuação do profissional na sua formação e no mercado de trabalho. Assim, esse projeto teve como objetivos: (1) capacitar na área de biomecânica profissionais de Educação Física que atuam no Crossfit; (2) Gerar dados para publicação científica; (3) Envolver alunos da graduação nessa área de atuação. O projeto atendeu 9 Boxes de Crossfit e avaliou cerca de 70 praticantes. Os treinadores apresentaram (9,1 ± 5,3) anos, de formação e (7,2 ± 3,1) de atuação no Crossfit. 60% considerou que teve uma formação excelente na disciplina de cinesiologia, enquanto 20% classificou como muito boa e 20% apenas como boa. 40% considerou que teve uma formação apenas boa em biomecânica, enquanto que 40% classificou como razoável e 20% como ruim. 80% dos treinadores informaram que as vivências despertaram muito interesse na sua área de atuação. 20% dos treinadores afirmaram nunca ter tido contato com os equipamentos utilizados no projeto, dos que tiveram contato, 40% foi durante a graduação e 20% na especialização. Diante das análises 80% dos treinadores acharam relevantes e muito relevantes e para 60% as expectativas foram atendidas enquanto que para 40% foram atendidas parcialmente. Em relação a pesquisa, essas resultaram em 1 TCC concluído e 2 projetos de TCC e 1 trabalho apresentado no Congresso Brasileiro de Biomecânica em 2021. A interação dos alunos de graduação no projeto foi prejudicada pela pandemia. Concluímos que houve uma formação deficiente na biomecânica à medida que houve maior interesse por parte dos treinadores. O projeto tem gerado artigos científicos com envolvimento dos alunos da graduação. Espera-se que com o retorno das atividades presenciais melhore a participação dos alunos e o fomento para mais bolsistas no projeto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão