BIOTECNOLOGIA NAS ESCOLAS: DIÁLOGOS SOBRE O PAPEL DO PROFISSIONAL BIOTECNOLOGISTA E DESAFIOS PARA DEMOCRATIZAR O CONHECIMENTO NO CONTEXTO PANDÊMICO.

Autores

  • Jose Feliphe Jacinto Rodrigues
  • Hermogenes David de Oliveira

Resumo

A pandemia de COVID-19 têm evidenciado a importância do diálogo entre cientistas e sociedade. Particularmente no caso da Biotecnologia, esse diálogo deve explicitar o papel do profissional da área para mitigar o avanço e o prejuízos trazidos pelo novo coronavírus. Contudo, aqui no Ceará, passada uma década de criação do curso de Biotecnologia, ainda é significativa a parcela de estudantes que desconhece o profissional Biotecnologista e suas perspectivas de inserção no mercado de trabalho. Este trabalho objetiva descrever ações conduzidas pelo Programa Integrado de Qualificação Discente do Curso de Biotecnologia da UFC (PIQD Biotec), em escolas da cidade de Fortaleza, voltadas para a apresentação da Biotecnologia, do papel do profissional Biotecnologista e de seus horizontes profissionais, auxiliando na tomada de decisões dos estudantes de ensino médio, em relação à escolha profissional. No período de março a julho de 2021 foram realizadas duas ações de extensão: (1) Participação na XXII Feira das Profissões do Colégio Master e (2) na XVIII Feira das Profissões do Colégio 7 de Setembro. Os momentos de divulgação do curso foram realizados de maneira remota e síncrona, sendo apresentados temas referentes ao conceito de Biotecnologia, ao curso na UFC, mercado de trabalho e áreas de atuação do Biotecnologista. Foram beneficiados 60 estudantes nas duas escolas. É importante ressaltar que o contexto pandêmico afetou negativamente as atividades do PIQD, sobretudo em escolas públicas, por conta da falta de acesso de muitos estudantes, à internet e a equipamentos para participar das web conferências e de nossas formações. Como conclusão, as atividades remotas podem ser uma boa alternativa para divulgação da Biotecnologia nas escolas particulares. Contudo, é necessário repensar as atividades de divulgação científica para estudantes de escolas públicas, visando democratizar o acesso a informações sobre o profissional em Biotecnologia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão