CAMPANHA DA SEMANA DA TUBERCULOSE NUMA REDE SOCIAL: IMPORTÂNCIA E ENGAJAMENTO

Autores

  • Alexsandra da Silva Amorim
  • Leones Fernandes Evangelista
  • Raissa Duarte Braga
  • Samylia Mota de Andrade
  • Thais Kessia Rodrigues Narciso
  • Ramon Roseo Paula Pessoa Bezerra de Menezes

Resumo

Introdução: A Liga Acadêmica de Análises Clínicas é um projeto de extensão universitária, criado por alunos da Farmácia, que busca disseminar para o público acadêmico e a sociedade em geral um pouco do que é produzido na universidade e dos conhecimentos adquiridos por seus integrantes. Considerando tudo isso, seus membros buscam utilizar ferramentas que os auxiliem nesse processo como, por exemplo, as redes sociais. O Instagram, sendo um aplicativo de fácil aquisição e muito utilizado, tornou-se um excelente meio de divulgação científica. Portanto, na semana da Tuberculose, a liga utilizou seu Instagram para postar conteúdos relacionados à essa doença. Objetivos: A presente ação teve como objetivos analisar como foi a recepção desse tema por parte dos seguidores e avaliar o engajamento das postagens. Metodologia: Entre os dias 24/03 a 31/03 de 2021 foram publicados dois conteúdos: um IGTV (focado em explicar sobre a doença) e um post escrito (focado no diagnóstico laboratorial). A equipe de Extensão foi a responsável por produzir o IGTV enquanto a equipe de Marketing produziu o post escrito. Para auxiliar no cálculo de engajamento utilizou-se o Insights do Instagram, recurso que avalia o desempenho das postagens. A fórmula empregada foi: (((1x Curtidas) + (2x Comentários) + (3x Salvamentos) + (4x Compartilhamentos)) / (Alcance)) x 100. Resultados: Para análise de desempenho dos posts, foi usada uma classificação que informa se o engajamento foi Ruim (<10%), Regular (entre 10 e 15%), Bom (entre 15 e 20%) e Excelente (>20%). Os resultados obtidos foram 13,47% para o IGTV e 15,75% para o post escrito, classificando-os como Regular e Bom respectivamente. Conclusão: Apesar de não terem sido resultados excelentes, é perceptível que o uso das redes sociais contribuiu na divulgação de informações sobre a tuberculose à população e ao meio acadêmico. Além disso, essa análise ajudará a liga a entender quais tipos de postagens são mais relevantes para o seu público.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão