CINEMED E O SOFRIMENTO PSÍQUICO: DESENVOLVIMENTO DE OLHARES, FALAS E ESCUTA ATIVA MEDIADA PELA SÉTIMA ARTE

Autores

  • Joao Victor de Holanda Rocha
  • Christopher Falcão Correia
  • Maria Eduarda Cordeiro Parente
  • Anna Byatriz Monteiro dos Santos
  • Isac Lucca Frota Boriz
  • Guilherme Alves de Lima Henn

Resumo

Introdução: “O cinema é um modo divino de contar a vida”. É com essa frase do roteirista Federico Fellini que justificamos a realização do Cinemed, objetivando o entendimento das mais diversas relações sociais frente à condições mentais como a bipolaridade, depressão e ansiedade. O trabalho que se segue constitui-se no relato de experiência de uma atividade realizada pelo comitê local IFMSA Brazil UFC Fortaleza. Objetivo: Descrever as vivências relativas à organização do projeto “Cinemed” como estratégia de educação em saúde. Metodologia: Em março de 2021, o comitê IFMSA Brazil UFC Fortaleza promoveu a organização da atividade, que se propôs a tratar sobre relacionamentos e sofrimento psíquico. Inicialmente, as 32 pessoas que se inscreveram para participar do Cinemed responderam a um formulário que averiguou os conhecimentos prévios sobre a temática. Seguido pelo próprio evento subdividido em dois momentos: a exibição do episódio da série “Modern Love”, intitulado “Take Me as I Am, Whoever I Am”. Posteriormente, foi realizada uma discussão por videoconferência mediada pela psicóloga Natália Monteiro. Ao final da discussão, foi enviado um segundo formulário com perguntas temáticas para avaliação do impacto da atividade no que diz respeito ao conhecimento e à satisfação dos participantes, cujas respostas foram comparadas a do formulário anterior. Resultados: Com base nos relatos dos participantes pôde-se inferir que a ação foi bem sucedida em promover conhecimento para a identificação de indícios de pessoas em condições de bipolaridade, depressão e ansiedade, além de promover uma reflexão sob um olhar mais empático e compreensivo em relação aos transtornos psíquicos pelos profissionais de saúde. Conclusão: Percebe-se o quanto uma abordagem lúdica pode servir como um importante meio de construção do conhecimento e contribuir para construir uma medicina mais humanizada.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão