COMUNICAÇÃO DA PREX: DIVULGAÇÃO DA EXTENSÃO NAS REDES

Autores

  • Camila Matos MagalhÃes
  • Mirian Narjara Pires Rocha

Resumo

O intuito do presente trabalho é analisar a comunicação da Pró-reitoria de Extensão da UFC (PREX-UFC). Para tanto, realiza-se um estudo de caso que envolve a análise do site da PREX (prex.ufc.br) e das contas de Instagram ligadas ao órgão (sendo a @prexufc a principal). No estudo, são observados os canais de comunicação com o público, como são realizadas as demandas de divulgação das ações de extensão e as diferenças entre o conteúdo do site e do Instagram. Considerando as particularidades de cada uma das redes sociais, como conteúdo, linguagem, frequência de postagem e demandas dos projetos, obteremos, assim, o atual modelo trabalhado pela PREX em sua comunicação. Os resultados parciais mostram que, atualmente, as demandas de divulgação dos projetos chegam através de e-mail, formulário Google disponibilizado no site ou direct no Instagram. A equipe realiza também busca ativa de eventos da extensão, através de uma lista de contas das ações, que resulta na publicação da Agenda da Extensão nos stories da conta principal de Instagram. Também são feitas, nos stories, repostagens de atividades realizadas por ações de extensão. Outras contas vinculadas à Prex são as do projeto Divulgando a Extensão (um blog no qual são postadas matérias mais aprofundadas sobre as ações de extensão da UFC) e o da Revista Extensão em Ação (periódico da instituição). Já o site da PREX traz matérias institucionais, como orientações, editais e realizações da instituição em si. Em suma, o trabalho de comunicação da Pró-Reitoria de Extensão da UFC é feito através de meios diferenciados com os propósitos de informar a comunidade acadêmica sobre acontecimentos importantes e difundir a atividade que é um dos pilares da universidade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão