CONHECENDO A COMUNICAÇÃO VISUAL DA I JORNADA DO CONHECIMENTO SOBRE O CALÇADO INCLUSIVO

Autores

  • Artur Antunes de Carvalho
  • Maria Márcia do Vale Ribeiro
  • Raiza Teixeira e Silveira
  • Araguacy Paixão Almeida Filgueiras
  • Maria do Socorro De Araujo

Resumo

Em busca de alternativas para a realização do projeto de extensão Design Inclusivo: desenvolvimento de calçados para pessoas atingidas pela hanseníase e/ou com deficiência do Centro de Convivência Antônio Diogo (CCAD) e a integração entre a academia e a comunidade, professoras coordenadoras e alunos bolsistas optaram por desenvolver um evento online, tendo em vista a contraindicação de aglomerações e a impossibilidade de manter as visitas ao CCAD, uma vez que o público é majoritariamente formado por idosos e muitos com comorbidades. A partir do novo formato a ser desenvolvido os bolsistas tiveram suas atividades voltadas ao evento: I Jornada do Conhecimento sobre o Calçado Inclusivo. Dentre as atividades, a identidade visual do projeto será apresentada neste trabalho, desde a concepção até sua contribuição nos resultados obtidos pela Jornada, utilizando os princípios e os elementos básicos da comunicação visual de acordo com Dondis (1991). Considerando que para a existência do evento, é imprescindível divulgação e participação de público, adotamos Strunck (1989), na identidade e na comunicação do evento, para o qual, a representação de uma ideia a partir de uma forma determinada expressa a identidade visual que, por sua vez, estabelece com o público a comunicação ideal, ou seja, a comunicação pretendida. Para tanto, a metodologia utilizada foi análise bibliográfica, tendo em vista que envolve design e comunicação visual, assim como análise de conteúdos digitais e das próprias mídias, por ser o meio de divulgação do evento. A identidade visual foi elaborada com vista a atender aos principais conceitos, elementos e design a serem comunicados e, a partir de então, foi e continua sendo utilizada em cada ponto de contato com o público, podendo se observar os resultados da Jornada refletidos em um alcance muito maior que o esperado, considerando o efeito pictórico no meio digital e globalizado.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão