CONSTRUÇÃO DE UM ÁLBUM SERIADO SOBRE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO BEBÊ PARA PSICOEDUCAÇÃO COM PUÉRPERAS.

Autores

  • Jade Cristine Soares Maciel
  • Gabriel da Silva Pereira
  • Anna Clara Brito Justa
  • Lucca Accioly Silva
  • Regma Sampaio Araújo
  • Liana Rosa Elias

Resumo

O Projeto Ninar consiste em uma extensão realizada pelo Laboratório Integrado de Neurociências e Comportamento (LINCs), vinculado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), que realiza intervenções psicoeducativas com puérperas inseridas na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC) para cerca de 960 pessoas/ano, sobre temas relevantes à primeira infância, práticas parentais e aos cuidados com o recém-nascido. Inicialmente, a extensão atuava diretamente com as puérperas em ambiente hospitalar, por meio de grupos de encontros que promoviam a psicoeducação das mães. Devido à pandemia do COVID-19, por razões sanitárias, os grupos de encontros foram suspensos e as atividades da extensão voltaram-se para a produção de um álbum seriado, com o objetivo de padronizar as intervenções, de aprimorar a comunicação e a aprendizagem das participantes, assim como avaliar o impacto do uso dessa ferramenta psicoeducativa nas mudanças comportamentais das puérperas. A metodologia consistiu em 2 fases, sendo a primeira de Construção, com seleção dos temas relevantes, como exterogestação, desenvolvimento motor, cognitivo e social do bebê, rede de apoio e elaboração do design gráfico do álbum. Já a segunda fase, atualmente em fase de coleta, conta com a Análise de Juízes para a avaliação do conteúdo e validação do álbum. O álbum seriado servirá para as intervenções do projeto, além de poder ser utilizado como referência para outros profissionais da área e também auxiliar nas intervenções realizadas. Devido a crise sanitária do COVID-19, não foi possível aplicar o álbum validado com as puérperas, porém os resultados percebidos pelos extensionistas indicam que o instrumental será de grande contribuição para as ações propostas pelo projeto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão