CORAL DO PAAP MAESTRO ORLANDO LEITE: AGLUTINANDO VOZES E PRÁTICAS DE CANTO CORAL ONLINE NA UFC
Resumo
Tem-se como objeto de estudo o Coral do PAAP Maestro Orlando Leite, criado em 2020 na UFC, cuja proposta inovadora promoveu o ensino do canto durante a Pandemia de COVID19. Objetiva-se apresentar que tipo de metodologias foram usadas para a seleção das vozes e os ensaios, visando a aglutinação e integração aplicadas ao Coral online. Utiliza-se como ferramenta de seleção e análise dos dados, formulários de inscrições e frequências, além da observação dos ensaios realizados na plataforma Google Meet. Aponta-se como requisito à participação deste Coral a disponibilidade de tempo para os ensaios síncronos e as práticas de verificação da capacidade de emissão ou repetição de som ou fraseado realizados assincronamente. As músicas são ensaiadas a partir de arranjos propostos pela maestrina que pratica trechos com cada cantor e acompanha o aprendizado dos cantores por meio de gravações de peças audiovisuais, apresentadas em eventos da Universidade e nas mídias sociais do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP). As vozes nos ensaios são divididas nas categorias pelo alcance vocal por naipes: Soprano, Contralto, Tenor e Baixo, sendo as duas primeiras entre mulheres e as últimas entre homens. Alguns tipos vocais são difíceis de encontrar, ocorrendo adaptações para permitir a integralização dos cantores às práticas de canto. Em 2021, o Coral tem 27 cantoras, embora consideradas mezzo-sopranas (categoria intermediária entre soprano e contralto), sendo assim 17 sopranos e 10 altos. A mesma lógica se aplica aos homens, tendo assim 11 tenores (sendo 1 considerado contratenor, cuja tessitura se encontra entre o tenor e o contralto) e 8 baixos ou barítonos. Em suma, as práticas musicais realizadas no Coral examinado têm seguido a fórmula da grade Soprano Alto Tenor e Baixo (SATB), que mesmo online tem favorecido o desenvolvimento do canto coral por meio da aglutinação e integração de vozes com resultados, até então, promissores para o ensino e a pesquisa da música.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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