CORAL DO PAAP MAESTRO ORLANDO LEITE: ESTRATÉGIA DE ENSINO DO CANTO CORAL ONLINE E DE APROXIMAÇÃO SOCIOCULTURAL NA UFC

Autores

  • Adriana Madja dos Santos Feitosa
  • Ana Cléria Soares Rocha
  • Kamylla Cristina Silva Roberto
  • Nataly Alves Holanda

Resumo

Este trabalho tem como objeto de pesquisa o Coral Maestro Orlando Leite, projeto de extensão, criado pelo Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) da UFC em 2020 e pretende examinar os dados das respostas aos formulários de inscrição dos candidatos nos anos de 2020 e 2021, para compreender quem são os membros do Coral e quais os motivos que os levaram a participar de uma atividade de canto. O estudo tem abordagem qualitativa, intercruzando dados de questionário com os da observação para a coleta e análise. Verificou-se a realização de três processos seletivos com 110 inscritos, sendo 11 docentes, 44 discentes e 9 técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará (UFC), além de 46 candidatos da comunidade externa. Por meio das respostas pode-se evidenciar que no Coral, dos 44 estudantes inscritos, 41 fazem licenciatura em música e 3 estudantes respectivamente são dos cursos de Geografia, Ciências Biológicas e Filosofia. Os 11 professores da UFC atuam, 3 na Pedagogia, 2 nas Ciências Agrárias, 1 na Licenciatura em Letras, 1 no Design de Moda, 1 na Faculdade de Medicina, 1 nas Ciências Atuariais e 1 no curso Química. Sobre a comunidade externa, os integrantes são professores da educação básica das disciplinas de matemática e música, estudantes da rede pública de ensino e de ocupações diversas como artesãos, artistas, psicóloga comunitária, design de ambientes e participantes de outros corais. As informações revelam que a motivação em participar das atividades do Coral está relacionada ao gosto pela música e a integração interpessoal. Ademais, a quantidade de inscritos revela motivação pelo aprendizado do canto coral e o êxito do formato online como uma estratégia de aproximação de diferentes sujeitos em tempos da pandemia do Covid19. Por fim, compreende-se que as práticas pedagógicas do canto coral consistem em ferramentas socioculturais para aproximar pessoas diferentes em torno do conhecimento musical.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão