CRIANDO IDENTIDADE, REFORÇANDO PERTENCIMENTO: O PROJETO UFC E VOCÊ COMO AÇÃO DE RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Vinicius Barrozo Rodrigues
  • Luis Carlos Félix da Silva Filho
  • Eduardo Regino Cardoso Sombra de Brito
  • Simone Faustino da Silva

Resumo

O UFC e Você é um projeto extensionista que busca a integração de estudantes na comunicação institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC), para aplicar conhecimentos em áreas como marketing, comunicação visual e desenvolvimento web com vistas à difusão de informações para agregar positivamente a UFC e reforçar o engajamento de sua comunidade. Vinculada à Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa), a iniciativa encoraja os estudantes de graduação a participar em três frentes: planejamento estratégico de materiais promocionais; criação de identidades visuais; e desenvolvimento web para manutenção interna. Essa organização torna possível para os alunos em formação entender todo o processo de criação, produção de conteúdo e engajamento em torno de uma marca. Este trabalho traz como objetivo compartilhar a experiência dos estudantes na elaboração e entendimento do processo acima descrito, que resultou no compartilhamento dessas produções com seu público prioritário. Durante a execução do projeto, foi realizada pesquisa de referências em projetos semelhantes, para consolidar um caminho que levasse a uma boa arquitetura da informação, navegabilidade e a um trabalho criativo coerente. Ambos os tipos de peças tinham como cliente: a comunidade universitária. A partir do diagnóstico inicial, foi possível para os bolsistas identificar intrinsecamente algumas características recorrentes, mapear as necessidades do público e executar o trabalho demandado com o objetivo de entender o processo e alavancar ainda mais a marca da UFC. Diante do exposto, os resultados apontaram que um processo organizado, com planejamento prévio e referências bem consolidadas, pode gerar muito valor, além de um produto final de qualidade, ocasionando assim ainda mais conexão com o usuário final. Por fim, podemos afirmar que foi um processo enriquecedor de fortalecimento da identidade da própria universidade e da sensação de pertencimento dos atores que dela fazem parte.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão