CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE SELO SOCIAL PARA PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL E DE PANIFICAÇÃO PRODUZIDOS ARTESANALMENTE POR INSTITUIÇÕES SOCIAIS

Autores

  • Gutenberg de Lima Silva
  • Andyara Veras Caetano
  • Marcos Daniel Sales Clemente
  • Regina Maria S Bastos
  • Tereza Carlas da Nobrega Araújo Garcez
  • Eveline de Alencar Costa

Resumo

O projeto intitulado, “Criação e implantação de Selo Social para produtos de origem vegetal e de panificação produzidos artesanalmente por instituições sociais”, mira as ações para um desenvolvimento social e sustentável a fim de valorizar os alimentos artesanais, os produtores e os consumidores, enfim, toda cadeia que visa a sustentabilidade de uma ação social e a manutenção de uma economia solidária, criativa e ou de empreendimentos sociais. O referido projeto encontra-se em fase inicial e compreende tema de Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Gastronomia da UFC. O mesmo tem como objetivo geral a criação e implantação de um selo social para produtos de origem vegetal e de panificação produzidos artesanalmente por instituições sociais, principalmente aquelas parceiras do Programa de Extensão Gastronomia Social UFC; como objetivos específicos: estudar os passos para a criação de um processo de certificação de qualidade e de fim social para produtos alimentícios; definir critérios alusivos à qualidade sanitária para a certificação de produtos alimentícios; determinar critérios indicativos aos aspectos sociais para credenciar instituições com este selo; identificar e adequar os produtos que serão produzidos, comercializados e submetidos ao processo de certificação; acompanhar execução das fichas técnicas das preparações durante o processamento; sondar a intenção de compra junto a consumidores sobre a aquisição de alimentos com selo social; divulgar a certificação em eventos científicos e ou publicações acadêmicas. Como resultados esperados apontamos: o incentivo aos negócios de impacto social e a melhoria da qualidade de vida de empreendedores que recebem capacitação de ações sociais. Concluímos que o selo social pode ser uma ferramenta incentivadora para consumidores e garantia de um produto que gera retorno social.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão