CURSO SOBRE ANÁLISE DE MECANISMOS EM JOGOS DE TABULEIRO
Resumo
Ao longo dos últimos meses, o IGREJOTA (Incrível Grupo de Estudos de Jogos de Tabuleiro), programa de extensão vinculado ao curso de Sistemas e Mídias Digitais, iniciou um projeto com a finalidade de proporcionar à comunidade um curso aprofundado na área de design de jogos de tabuleiro. Sua motivação decorre da falta de material sobre o assunto, sendo difícil de encontrar conteúdo até em idiomas estrangeiros. O projeto foi pensado para atender aos interessados em criar jogos ou para aqueles que desejam conhecer melhor sobre as diversas mecânicas utilizadas nos jogos de tabuleiro. A proposta deste projeto é, então, apresentar os mecanismos dos jogos de tabuleiro e como são usados para compor diversos jogos reais do mercado usando como fundamentação teórica o livro “Building Blocks of Tabletop Game Design: an Encyclopedia of Mechanisms”. De início foi catalogado e classificado os jogos que serão usados de exemplo no curso, e também foi montado um planejamento de aulas para guiar os mediadores do curso. Pretende-se avaliar o curso ao final de sua execução para que possamos analisar quesitos como a compreensão dos participantes e o desempenho dos mediadores. E desta forma, fundamentado nesses resultados, o curso poderá ser aperfeiçoado e ajustado. Espera-se, portanto, que o curso fomente não só o interesse e a popularização dos jogos de tabuleiro, mas que também inspire e dê ferramentas de conhecimento aos futuros desenvolvedores de jogos de tabuleiro.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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