DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM ATIVIDADES REMOTAS: OBSERVAÇÕES A PARTIR DA AÇÃO DE EXTENSÃO “NAVEGANDO NA CIÊNCIA”

Autores

  • Tiago de Sousa Domingos Da Silva
  • Bárbara de Oliveira Rodrigues
  • Bianca Araújo da Silva
  • Erika Freitas Mota

Resumo

A educação científica é primordial, ainda mais no cenário atual com os movimentos negacionistas. Nesse sentido, buscando promover o conhecimento científico, o Programa de Educação Tutorial da Biologia da Universidade Federal do Ceará (PET Biologia/UFC) tem algumas ações de extensão, como o Navegando na Ciência. Esse projeto, em execução desde 2015, propõe a aproximação da universidade com a sociedade e apresenta a Biologia contextualizada e conectada com Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Este trabalho visa compartilhar as vivências do Navegando na Ciência no período da pandemia de COVID-19 e tecer reflexões sobre as adaptações ao formato remoto. No presencial, as atividades consistiam na visita dos petianos em escolas públicas para o desenvolvimento de práticas educativas voltadas para o 1º e 2º ano do ensino médio e relacionadas às 3 grandes áreas da Biologia: Saúde; Biodiversidade e Meio Ambiente; Biotecnologia e Produção. Neste período de pandemia, foi possível realizar duas edições pela plataforma Google Meet. Em 2020, houve três encontros em uma escola, abordando temas como o Pantanal e as Vacinas. Já em 2021, a edição remota contou com quatro encontros, com tema central, Saúde Coletiva, trabalhando tópicos sobre Parasitoses e Arboviroses, no eixo da saúde; Vacinas, na perspectiva da biotecnologia; e Manguezais, na área de meio ambiente. Com cerca de 30 participantes por encontro, estes interagiram muito pouco, mas quando a temática se aproximava de sua realidade social, a participação aumentava; porém, preferiam escrever a falar e não ligaram a câmera. Esse fenômeno vem sendo percebido em nossas ações virtuais, o que nos leva a refletir sobre a necessidade de repensar a forma que as atividades vêm sendo executadas, de modo, a melhorar nossas ações e estimular o protagonismo dos participantes. Ademais, as atividades devem estimular o pensamento científico crítico de estudantes e docentes, fomentando também reflexões sobre educação científica nas escolas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão