DESAFIOS PARA O ENSINO EM TEMPOS PANDÊMICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO IMUNO ENSINA UFC EM UMA ESCOLA DE ENSINO PROFISSIONAL DE HORIZONTE-CE

Autores

  • Leticia Maria Chaves Brigido
  • Zildenilson da Silva Sousa
  • Artur Chagas de Sousa
  • Francisca Fernanda Barbosa da Silva
  • Catharina Diniz de Brito Martins
  • Edson Holanda Teixeira

Resumo

O Projeto Imunologia em Escolas Profissionalizantes de Fortaleza-CE (Imuno Ensina UFC) visa disseminar o conhecimento sobre imunologia básica a estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino médio e profissional do estado do Ceará. Com o avanço da pandemia do novo coronavírus, as atividades educativas tiveram que se adaptar para os meios virtuais, com o objetivo de reduzir a curva de disseminação do vírus SARS-CoV-2. O objetivo foi relatar a experiência de uma atividade remota educativa do projeto em parceria com a Escola Estadual de Ensino Profissional Maria Dolores Alcântara e Silva localizada em Horizonte, região metropolitana de Fortaleza - CE. Trata-se de um estudo descritivo de relato de experiencia. A atividade foi desenvolvida no dia 27 de maio de 2021 com estudantes do 3° ano do curso técnico integrado em enfermagem da instituição por meio da plataforma Google Meet. Foram abordados assuntos relacionados à vacinas e à COVID-19. Para compilação dos dados qualitativos e quantitativos obtidos, a ferramenta gratuita Google Forms foi utilizada. Além disso, o Software Microsoft Excel 2013 foi consultado para tabulação das informações obtidas. No total 32 estudantes participaram da ação. Dentre esses, 100% classificaram a atividade como satisfatória; a clareza no conteúdo abordado foi considerada 81,3% excelente e 18,8% boa; o conteúdo discutido durante a ação foi 84,4% excelente e 15,5% bom; a capacidade do projeto em esclarecer eventos diários relacionados à saúde foi de 90,6% excelente e 9,4% bom; a capacidade do projeto em trazer novidades sobre a temática abordada 87,5% excelente e 12,5% bom; capacidade em divulgar os temas abordados durante a ação 62,5% boa, 28,1% excelente e 9,4% regular; o interesse em indicar o projeto a outras instituições de ensino foi de 100%. A ação desenvolvida pelos membros do projeto ocorreu de forma exitosa e sem intercorrências, sendo promovido o conhecimento sobre a imunologia em tempos pandêmicos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão