DESENVOLVENDO A COMPREENSÃO SINTÁTICA A PARTIR DE JOGOS ON-LINE NO ENSINO REMOTO DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Lizandra Izilda Pereira de Souza
  • Susy Anne Almeida Cabral

Resumo

É consabido que aprender uma língua estrangeira requer estudo autodirigido, pois ensinar é criar as possibilidades para que o discente construa para si o conhecimento (FREIRE, 2003). Em função do isolamento social, a necessidade de desenvolver nos discentes uma postura autônoma de estudo recebeu mais atenção, dado que a educação também precisou adaptar-se ao modo remoto. Assim, tornou-se imprescindível usar recursos que levassem os discentes, de modo assistido, ao desenvolvimento dessa autonomia. Por isso utilizamos atividades digitalizadas, focadas no desenvolvimento das quatro habilidades, mas também na compreensão da estrutura gramatical, visto que é necessário compreender os arranjos sintáticos de um idioma para ser possível comunicar-se por meio dele. Este trabalho é um relato de experiência como bolsista de extensão na Casa de Cultura Alemã, durante 2021.1, numa turma do semestre I, no qual, sob a orientação da docente Susy Almeida, foram ministradas aulas remotas, pelas razões sanitárias conhecidas por todos. Na instituição, as aulas foram ministradas por meio da plataforma Google Meet, nos encontros síncronos on-line, e o livro didático utilizado foi Menschen A1.1, elaborado conforme o método comunicativo. Todos os discentes dispunham de computadores com estável acesso à internet, bem como acesso às plataformas digitais. Analisamos algumas atividades do caderno de exercícios do livro mencionado que focam na sintaxe de frases com verbos modais e verbos no Perfekt. Estas serão postas em comparação com jogos on-line, elaborados com base nesses mesmos exercícios já presentes no material utilizado. Vê-se, ao fim do trabalho, como as atividades adaptadas às mídias digitais tornam-se mais atrativas e interessantes, favorecendo, por um lado, a internalização das estruturas sintáticas em questão e, por outro, o estudo autônomo, necessário para a aprendizagem, como já afirmado.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão