DESENVOLVENDO A COMPREENSÃO SINTÁTICA A PARTIR DE JOGOS ON-LINE NO ENSINO REMOTO DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Resumo
É consabido que aprender uma língua estrangeira requer estudo autodirigido, pois ensinar é criar as possibilidades para que o discente construa para si o conhecimento (FREIRE, 2003). Em função do isolamento social, a necessidade de desenvolver nos discentes uma postura autônoma de estudo recebeu mais atenção, dado que a educação também precisou adaptar-se ao modo remoto. Assim, tornou-se imprescindível usar recursos que levassem os discentes, de modo assistido, ao desenvolvimento dessa autonomia. Por isso utilizamos atividades digitalizadas, focadas no desenvolvimento das quatro habilidades, mas também na compreensão da estrutura gramatical, visto que é necessário compreender os arranjos sintáticos de um idioma para ser possível comunicar-se por meio dele. Este trabalho é um relato de experiência como bolsista de extensão na Casa de Cultura Alemã, durante 2021.1, numa turma do semestre I, no qual, sob a orientação da docente Susy Almeida, foram ministradas aulas remotas, pelas razões sanitárias conhecidas por todos. Na instituição, as aulas foram ministradas por meio da plataforma Google Meet, nos encontros síncronos on-line, e o livro didático utilizado foi Menschen A1.1, elaborado conforme o método comunicativo. Todos os discentes dispunham de computadores com estável acesso à internet, bem como acesso às plataformas digitais. Analisamos algumas atividades do caderno de exercícios do livro mencionado que focam na sintaxe de frases com verbos modais e verbos no Perfekt. Estas serão postas em comparação com jogos on-line, elaborados com base nesses mesmos exercícios já presentes no material utilizado. Vê-se, ao fim do trabalho, como as atividades adaptadas às mídias digitais tornam-se mais atrativas e interessantes, favorecendo, por um lado, a internalização das estruturas sintáticas em questão e, por outro, o estudo autônomo, necessário para a aprendizagem, como já afirmado.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.