DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES EM SAÚDE ATRAVÉS DA PLATAFORMA ZOOM PELO PROJETO ESPERANÇA VIVA NO CONTEXTO DA PANDEMIA PELO COVID-19.
Resumo
Introdução: O projeto Esperança Viva (ES VIVA) é um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará, que realiza atividades de educação em saúde para mulheres dependentes químicas em tratamento na comunidade terapêutica Fazenda Sagrada Família, unidade feminina da Fazenda da Esperança localizada em Fortaleza. No contexto da pandemia da COVID-19, o uso das mídias digitais se tornou essencial para dar continuidade às atividades educativas desenvolvidas pelo projeto e ao vínculo com seu público-alvo. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo descrever as ações remotas realizadas pelo projeto ES VIVA em 2021. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência referente às atividades desenvolvidas pelo ES VIVA, através do recurso digital Zoom, no período de março a agosto de 2021. Resultados: O projeto ES VIVA, no período de isolamento social, utilizou a plataforma Zoom para desenvolver ações de educação em saúde na comunidade terapêutica Sagrada Família, levando temáticas em saúde sexual e reprodutiva, doenças cardiovasculares e COVID-19. Foram realizados quatro encontros remotos para a exposição dos temas, nos quais os membros da comunidade possuíam espaço para sanar suas dúvidas e expor suas experiências a respeito dos assuntos tratados. Tais ações somadas alcançaram 13 mulheres, com idades entre 19 e 54 anos. Na conjuntura descrita, foi percebido interesse da comunidade na realização da educação em saúde virtual e efetiva participação desta nos encontros. Conclusão: Conclui-se que a plataforma Zoom foi um importante instrumento para a promoção de educação em saúde para a comunidade, pois em meio ao período de isolamento social ela proveu espaço adequado para o restabelecimento da comunicação entre o projeto ES VIVA e seu público-alvo, oportunizando a disseminação de informações relevantes para a promoção do autocuidado entre as mulheres da comunidade.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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