DIÁLOGO ENTRE BRASIL E PORTUGAL: REFLEXÕES SOBRE O RETORNO DA EDUCAÇÃO INFANTIL ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS
Resumo
O presente trabalho trata da importante contribuição do projeto de extensão “Mirare: estudos e práticas pedagógicas no campo da educação de bebês e crianças bem pequenas” para preparar a retomada das atividades presenciais na Educação Infantil, interrompidas pela pandemia da COVID-19, enfocando uma das atividades realizadas com esse tema: a ampliação do diálogo com a comunidade externa por meio de uma roda de conversa virtual com a professora Ana Ramalheira, coordenadora de uma instituição de Educação Infantil de Portugal. Foi utilizada como metodologia para esse trabalho a observação participante e a análise dos feedbacks (orais ou através do chat do evento) dos participantes, cerca de 40 profissionais que atuam na Educação Infantil em redes públicas municipais e estudantes de Pedagogia. A atividade ocorreu em maio de 2021, quando as atividades presenciais já haviam sido iniciadas em Portugal. A convidada contextualizou a instituição, seus princípios e práticas, destacando o respeito aos direitos das crianças e aos protocolos sanitários e a utilização do espaço externo. Ficou evidente que o trabalho pedagógico era ancorado na Pedagogia-em-Participação, em especial na concepção de criança ativa e competente (OLIVEIRA-FORMOSINHO; FORMOSINHO, 2013). No debate que se seguiu, os participantes expuseram suas dúvidas, receios e reflexões sobre o tema. Todas as manifestações dos profissionais ressaltaram a importância dessa oportunidade para enfrentarem as dificuldades relativas ao planejamento do retorno seguro para crianças e professores e o papel de uma Pedagogia claramente participativa para a prática pedagógica. As fotografias apresentadas por Ana Ramalheira estão no Instagram do projeto Mirare, que possui 1.428 seguidores. Concluímos que essa atividade contribuiu para o referido projeto de extensão atingir seu objetivo de ampliar e difundir conhecimentos e promover práticas pedagógicas no campo da educação de bebês e crianças bem pequenas no contexto de creches.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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