DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS MILITARES DE FORTALEZA NO USO DAS TDIC NO ENSINO REMOTO
Resumo
INTRODUÇÃO: Em 2020, com a pandemia de Covid-19, o ensino presencial tornou-se remoto. Assim, os professores tiveram que manusear as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e se adaptarem a essa realidade. As lacunas de conhecimento referentes às TDIC prejudicam o ensino-aprendizagem. OBJETIVOS: Identificar as dificuldades enfrentadas pelos professores de escolas públicas quanto ao uso das TDIC no ensino remoto. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo transversal quantitativo realizado entre agosto e setembro de 2021. Amostra composta por professores de escolas militares da cidade de Fortaleza parceiras do projeto ADOTE da UFC. Dados coletados via Google Forms, com perguntas sobre o nível de ensino, dificuldades e demandas relacionadas com o uso das TDIC, visando levantar a demanda para o planejamento, produção e oferta de ações de capacitação pelo Projeto ADOTE em 2021. RESULTADOS: Amostra de 101 professores, 19% ensino fundamental e 81% médio. 79,2% tiveram o primeiro contato com o ensino remoto na pandemia. No manuseio das TDIC, 53,5% apresentam dificuldades, principalmente no uso do Google Classroom, plataformas, formulários, gravação de aulas e avaliações; 69,3% produziram recurso didático, variando entre vídeos, jogos, blogs, slides, atividades e materiais em PDF. As principais dificuldades foram diversificar o conteúdo e uso de programas. Ademais, 42,6% gostariam de aprender a produzir podcasts; 32,7% e-books; 41,6% plano de aula remoto; 54,5% infográficos; 49,5% vídeos e 45,5% formulários, entretanto, 76,2% nunca participaram de ações formativas para usar e produzir tais recursos. CONCLUSÃO: Os professores apresentam dificuldades no uso das TDIC, sendo as principais, a criação e inovação dos recursos didáticos. Os participantes se mostraram interessados em sanar essas lacunas por meio das ações formativas oportunizadas pelo projeto ADOTE da UFC, onde se espera contribuir diretamente para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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