DINÂMICAS DE GRUPO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Larisse Scarllet Castro Teixeira
  • Maria Tainá Bernardino de Brito
  • Marcia Baima Taleires de Vasconcelos

Resumo

É notório que a dinâmica de grupo constitui uma ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem na educação básica, ensino fundamental e médio, no entanto essa seria um recurso a ser explorado no ensino superior? O interesse pelo tema surgiu a partir dos conhecimentos e experiências adquiridos durante a participação nas atividades do Laboratório de Estudos Conhecendo a Dinâmica de Grupos (LABDIN), projeto de extensão da UFC que se caracteriza pela promoção do estudo da teoria, técnica e prática de dinâmicas de grupo. O presente projeto tem como objetivo principal refletir sobre a utilização de dinâmicas de grupo no ensino superior e como estas possibilitam a potencialização do aprendizado de universitários. A metodologia desta pesquisa é de natureza qualitativa, por meio de uma coleta de dados e questionário aberto e online e, quanto aos fins, é uma pesquisa exploratória e reflexiva. A amostra pesquisada é composta por estudantes que já tiveram contato com atividades colaborativas no ensino superior. No referencial teórico foram escolhidos para a fundamentação deste trabalho os autores Vygotsky (1979), Cochito (2004), os irmãos Johnson (Johnson et al, 1984) etc. Os resultados a seguir foram obtidos em um pré-teste que alcançou cerca de 20 discentes, entre 19 e 21 anos, de cursos variados. A partir daí, a maioria dos estudantes afirmaram que as dinâmicas de grupo podem ser uma ferramenta de potencialização da aprendizagem, além de apontar para para uma melhor apreensão e novas perspectivas em relação aos conteúdos e concordarem quanto ao aumento da autonomia dos universitários, trazendo em suas respostas termos como atuação dos estudantes, responsabilidade individual, protagonismo, entre outros. A pesquisa conclui a possibilidade e necessidade de observar novos caminhos no contexto universitário, a fim de que os estudantes possam usufruir de uma formação cada vez mais eficiente.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão