DINÂMICAS PEDAGÓGICAS: UM OLHAR A PARTIR DA VIVÊNCIA NO LABORATÓRIO DE ESTUDOS CONHECENDO A DINÂMICA DE GRUPOS (LABDIN)
Resumo
As dinâmicas pedagógicas são ferramentas de incentivo à aprendizagem e reflexão que contribuem com o processo de ensino-aprendizagem. Ademais, a introdução destas no âmbito escolar propicia o desenvolvimento socioemocional e contribui para a formação humana do educando (PEREIRA, 2014). Por se configurar como recurso pedagógico-educacional-instrucional, o mecanismo pode incrementar a atividade em sala de aula por meio de atividades colaborativas e interativas. Além disso, consoante Ugulino; Nunes e Pimentel (2009), pode servir como importante ferramenta para organizar atividades didáticas e aplicar conteúdos curriculares. Entre as vantagens inerentes ao uso de dinâmicas na escola estão o desenvolvimento das relações humanas, das habilidades cognitivas e do comportamento; manutenção de boa comunicação; estímulo e melhoramento da aprendizagem. Contudo, de acordo com Silva e Dornfeld (2016), a prática também pode apresentar desvantagens, principalmente quando executada de forma descontextualizada e sem vínculo com o planejamento pedagógico. Durante vivência no Laboratório de Estudos Conhecendo a Dinâmica de Grupos (LABDIN), da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi possível verificar - através de relatos de experiências, palestras e atividades desenvolvidas entre os participantes (na modalidade virtual) - a importância da ação partilhada para a construção do conhecimento, sobretudo no que concerne a tópicos como cooperação e troca de informações mútuas. Nesse eixo, ficou evidente que as dinâmicas pedagógicas ampliam as capacidades individuais e são alternativas que, quando usadas de forma assertiva, aproximam o conteúdo abordado da capacidade de compreensão do estudante. Outrossim, o fato da turma escolar ser incluída de forma ativa no processo colabora ainda com o dinamismo, vultoso aspecto em ambiente educacional.Publicado
2021-01-01
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XXX Encontro de Extensão
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