DIVULGAÇÃO DAS CIÊNCIAS ATUARIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM O INSTAGRAM NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
A Atuária ou Ciências Atuariais surgiu no século XVII (BOWERS et al., 1993) e trata da análise e gerenciamento de riscos e expectativas econômicas, financeiras e/ou biométricas. No Brasil, a profissão de atuário foi regulamentada há mais de 5 decadas (BRASIL, 1970), mas ainda é pouco conhecida (PINTO, 2011). O Instagram, por sua vez, sendo a rede social com maior visibilidade no mundo, foi escolhido no âmbito de um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará para divulgação a referida ciência, notícias e vagas de emprego ou estágios correlatos, a partir da página “Atuária em Destaque”, criada em junho/2021. O estudo visa avaliar o uso do Instagram como suporte para divulgação da Atuária. Em pesquisa quantitativa e exploratória, foram analisados os dados secundários da referida página, relativos às interações do público com o conteúdo e ao perfil dos seguidores, entre 9/6 e 6/9/2021. Neste período, a página acumulou 17 publicações no feed, 156 stories e 336 seguidores. Observou-se que 57,3% dos seguidores são do sexo masculino, 70,3% tem até 34 anos de idade e 1,0% das mulheres tem entre 13 e 17 anos. Sobre o local de origem dos visitantes, destaca-se que 37,9% são de Fortaleza, 8,9% são de João Pessoa e 8,2% são de São Paulo. A maior visibilidade ocorre entre 12 e 15h. e entre 18 e 21h. e, a menor, de 3 às 6h. Em relação ao conteúdo, o que mais atraiu o público no feed, foram os conteúdos relativos às definições sobre a ciência, a profissão e a carreira de atuário e, nos stories, as divulgações de vagas de estágios e emprego, tendo estas alcançado a maior interação no período. Entende-se que a utilização do Instagram favoreceu a divulgação da Atuária, tendo exigido o aprimoramento constante de habilidades diversas da equipe para uso dessa forma de comunicação, percebida como parte de uma nova realidade da difusão do conhecimento.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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