DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE PLANTAS MEDICINAIS POR MEIO DA PLATAFORMA INSTAGRAM

Autores

  • JÚlia de Aguiar Costa
  • Maria de Jesus Queiroz de Souza
  • Melissa Nunes Ferreira
  • Mary Anne Medeiros Bandeira

Resumo

Fitoterapia é o estudo das plantas medicinais e das suas diferentes aplicações, estando inserida na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC), que foi publicada em 2006, além de ser fundamentada no cuidado humanizado e na autonomia do indivíduo em relação à sua saúde. Dessa forma, o objetivo do projeto da célula de Marketing da Liga Acadêmica de Fitoterapia da Universidade Federal do Ceará (LAFITO – UFC) foi informar a comunidade, pelo aplicativo do Instagram, a respeito de diversas plantas medicinais que permeiam o cotidiano da população, contribuindo com o conhecimento da população na área da Fitoterapia. Com isso, foram escolhidas 3 plantas, dentre elas: Alho (Allium sativum), Babosa (Aloe vera) e Alfavaca (Ocimum gratissimum L.), em que foram selecionadas algumas informações a respeito de cada uma delas, como ação farmacológica, toxicidade e compostos químicos e uso. Depois disso, foram elaboradas quatro afirmações, falsas ou verdadeiras, a respeito de cada planta, tendo como base as informações recolhidas. Ademais, foi elaborado um calendário em que uma vez por semana eram publicadas as afirmações sobre determinada planta escolhida dentre as três já citadas. Essa publicação ocorreu nos stories da LAFITO – UFC para que as pessoas marcassem a opção que acreditava ser a correta. Após as afirmações, foram postadas as respostas relacionadas a cada informação colocada, totalizando 3 semanas de conteúdo. Foram obtidas, em média, 281 respostas em cada afirmação divulgada. Dessa forma, foram observadas uma grande quantidade de respostas em cada “story”, refletindo na importância da continuação desse projeto como forma de divulgação da Fitoterapia. O projeto permitiu a difusão do conhecimento sobre plantas medicinais à população de uma forma dinâmica, auxiliando na compreensão do assunto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão