DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: EM FOCO OS DESENHOS DAS CRIANÇAS

Autores

  • Andrea Marques de Sousa Freire
  • Jorgiana Ricardo Pereira

Resumo

O trabalho apresenta expressões das crianças, comunicadas em seus desenhos, incluídos na Documentação Pedagógica (DP) de um grupo de pré-escola, da Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC), da UFC. Os dados construídos a partir de observação participante, registro e consulta à DP do grupo mostram desenhos elaborados a partir de diferentes propostas, por exemplo, desenho livre, observação e brincadeiras vivenciadas pelas crianças, que são incentivadas a falarem sobre suas produções. Foi possível observarmos significativos avanços no envolvimento das crianças nessas propostas, pois as acompanhamos desde 2020, quando integravam o grupo Infantil 4A. Tais propostas tiveram continuidade e foram ampliadas no ano de 2021, quando as crianças passaram a compor o grupo Infantil 5A, permanecendo com a mesma professora. A mediação para a criação de narrativas por meio de desenhos, com personagens e cenários diversos é um exemplo da ampliação dessas propostas. Foi notável o progresso das crianças nas competências referentes à expressão plástica por meio do desenho, pois elas demostravam interesse em desenhar, apresentar e descrever os desenhos que realizavam. A DP das práticas planejadas e desenvolvidas para promover o desenho no grupo torna visíveis diversas aprendizagens e o desenvolvimento integral das crianças; revela como essas práticas impulsionaram a comunicação de seus estados de ânimo, percepções, compreensões, desejos, sentimentos. O fato de o desenho ter estado muito presente no cotidiano do grupo colaborou para a elaboração detalhada, criativa e expressiva de desenhos pelas crianças e para a comunicação segura e confiante de suas produções. A valorização dos desenhos das crianças foi importante nesse processo. Ademais, destacamos a importância da DP para a concretização de uma Pedagogia capaz de efetivar, no cotidiano, os direitos das crianças, por exemplo, de serem ouvidas e participarem.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão