D’IA-LOGOS: PROMOVENDO UM DEBATE ACERCA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOB UM OLHAR FILOSÓFICO

Autores

  • Samantha Mourao Farias
  • Suelen Pereira da Cunha
  • Sandonaity Monteiro Amorim Júnior
  • Francisca Galileia Pereira da Silva

Resumo

D’IA-Logos é um projeto da Universidade Federal do Ceará que visa ampliar a discussão acerca das implicações do avanço tecnológico computacional nas relações humanas. Dentre as ações realizadas em seu primeiro ano de funcionamento estão: 1) publicação de textos curtos de reflexão filosófica em redes sociais; 2) organização de debates ao vivo; e 3) publicação dos debates e de entrevistas em formato de podcast. Essas ações foram pensadas de forma a estimular a criticidade do público acerca da presença das tecnologias na vida contemporânea e se justificam na medida em que o desenvolvimento de novas tecnologias frequentemente não vem acompanhado por uma reflexão apropriada e responsável acerca de suas repercussões. A metodologia utilizada consiste na realização de um processo de formação continuada entre estudantes, intercalado com momentos de publicação de textos para redes sociais, publicação de podcasts e realização de debates abertos em um ambiente virtual - nos quais uma dupla provoca o público com questionamentos e observações a partir da leitura de um artigo acadêmico disponibilizado previamente. Essa abordagem beneficia tanto o público externo à universidade quanto os estudantes envolvidos na sua execução, visto que os primeiros têm a oportunidade de ler e discutir artigos que, de outra forma, dificilmente entrariam em contato e, os últimos, a oportunidade de contato com olhares diversos. O material que oferece embasamento conceitual e teórico é composto, principalmente, de artigos acadêmicos nas áreas de Filosofia, Ciências Sociais, Comunicação e Tecnologia. Ao final de cada ciclo de debates é enviado um questionário para o público sobre o impacto das atividades. Além disso, é registrado o número de presenças em cada encontro ao vivo, bem como o número de interações nas redes sociais do projeto e o número de downloads do podcast - indicadores que permitem medir os resultados de cada ação.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão