É DA NOSSA ESCOLA QUE FALAMOS: O PESQUISARCOM COMO FERRAMENTA DE MUDANÇA NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Artur Ponciano Lima Costa
  • Lara Thayse de Lima Gonçalves
  • Leonardo Frota Chaves Filho
  • Luciana Lobo Miranda

Resumo

O presente resumo tem por objetivo apresentar as atividades do projeto de extensão “É da Nossa Escola que Falamos” realizadas durante o ano de 2021. A atuação dos extensionistas se deu por meio da promoção de uma formação da qual participaram 4 alunos do ensino médio de uma escola pública de Fortaleza, dos quais dois eram bolsistas PIBIC-EM. No curso, que teve como tema: “Experiências de (M)Paternidade de Estudantes da Escola Pública”, problematizamos a relação das mães e pais adolescentes com a comunidade escolar, colocando em questão o suporte oferecido a essas pessoas, seja por parte da escola ou do estado; os impactos da gravidez na a vida profissional e acadêmica dos jovens; as diferenças de gênero envolvidas nestes casos, entre outros temas. Durante o trabalho, utilizamos como bases teórico-metodológicas a Pesquisa Intervenção tendo como viés de atuação a Critical Participatory Action Research (CPAR), além da Análise Institucional. A pesquisa intervenção se caracteriza por uma investigação com viés participativo, que busca produzir micropolíticas de transformação social (Aguiar & Rocha, 2003) enquanto a CPAR pretende questionar uma suposta hierarquização do conhecimento, propondo um tipo de pesquisa feita COM e não apenas SOBRE os participantes do estudo, colocando estes sujeitos como co-pesquisadores. Desta forma, a formação teve como objetivo a criação de uma pesquisa participativa em conjunto com os estudantes do ensino médio, na qual eles puderam contribuir ativamente, construindo cada etapa junto com a equipe de extensionistas. A pesquisa teve como mote investigar como os diversos atores da comunidade escolar lidam com o fenômeno da gravidez na adolescência dentro da própria escola. A partir dos resultados obtidos, foi possível apresentar à escola um panorama de atividades que podem ser desenvolvidas para melhor trabalhar o tema dentro da escola, como a formação dos professores no tema e a criação de uma rede de apoio entre os alunos e a gestão.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão