EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA: COMPARAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DE ESPECTADORES E EXTENSIONISTAS
Resumo
INTRODUÇÃO: A extensão LEGO nas Escolas promove palestras interativas sobre educação sexual. Por meio de perguntas e respostas, os moderadores abordam assuntos como sexualidade, consentimento, anticoncepção e infecções sexualmente transmissíveis para adolescentes de escolas públicas. Nesse semestre, 337 jovens foram abordados virtualmente com a ação. OBJETIVOS: Avaliar o impacto do LEGO nas Escolas, comparando as expectativas dos moderadores com o aprendizado dos alunos. METODOLOGIA: 32 relatos de experiência, 26 deles de jovens estudantes e 6 de extensionistas. Os relatos condizem à extensão “Quebrando o Tabu - Educação Sexual”. Foi realizado análise e comparação de dados mediante abordagem qualitativa. RESULTADOS:A aluna CS, 15 anos, afirma: “Foi muito boa a explicação, realmente quebraram o tabu em relação a educação sexual, mesmo que seja algo natural ainda existem pessoas que não conseguem conversar sobre”. Ademais, em 6 relatos os jovens elogiaram o sistema interativo de aprendizado, conforme AFN, 15 anos: “Os palestrantes faziam perguntas a nós sobre os assuntos abordados e a gente respondia o que achava, além deles nos darem muita abertura de fala.” Tais relatos coadunam com o que alega HTS, um dos moderadores: "o sistema de perguntas e respostas proporciona uma comunicação leve e direta, escapando do formalismo encontrado nos consultórios”. Quanto a adaptações ao formato digital, a moderadora KSA observa: “Foi gratificante ver que as pessoas participavam bastante mesmo com o formato de ensino remoto, uma vantagem é que foi possível atingir um público maior, de diferentes cidades e estados", concordando com a jovem LFS, de 15 anos: “foi muito legal as perguntas feitas no chat sendo respondidas por vocês”. CONCLUSÃO: Observou-se congruência entre as expectativas dos extensionistas e o aprendizado dos participantes. Os pontos ressaltados pelos participantes foram de grande importância. A extensão se mostrou imprescindível para promoção de saúde nas escolas.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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