EDUCAÇÃO SEXUAL PARA O PÚBLICO ADOLESCENTE: PERCEPÇÃO DOS PARTICIPANTES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO TEMA MEDIANTE RELATO DE CASOS
Resumo
INTRODUÇÃO O LEGO nas Escolas promove educação sexual por palestras a alunos de escolas públicas com conversa moderada por ligantes sobre sexualidade, contracepção, ISTs e consentimento. 337 jovens participaram das atividades virtuais este semestre. OBJETIVOS Avaliar como os temas abordados na extensão se mostram relevantes para os adolescentes que participam das atividades, destacando a importância para a promoção da saúde. METODOLOGIA Durante as atividades “Quebrando o Tabu - Educação Sexual” foram colhidos 32 relatos de experiência, 26 de alunos e 6 de moderadores. Esses relatos foram analisados e comparados por meio de abordagem qualitativa. RESULTADOS 5 alunos afirmam que o tema não é tratado de forma aberta, conforme relato de CCMS, 15 anos: “mesmo que seja algo natural ainda existem pessoas que não conseguem conversar sobre”. Sobre isso, LPSF, 15 anos, afirma: “falar sobre as IST's trouxe mais informações e coisas que não sabíamos e que eram importantes”. O tema dos contraceptivos também foi destacado. Na fala de MEBS, 16 anos: “Eu gostei muito do momento que explicaram em relação aos anticoncepcionais, pois não tinha muito conhecimento sobre.” A aluna LPSF concorda: “relação aos contraceptivos traz ao fato de ter quebrado muitas mentiras em relação ao uso, as "consequências" e também por ter falado sobre como é importante seu uso para evitar diversas coisas”. A moderadora ACP, 22 anos, conclui: “educar jovens sobre assuntos tão importantes pode ser uma ferramenta transformadora da qualidade de vida”. Por fim, 2 alunos ressaltaram a importância da extensão: JX, 18, “sabia muito pouco, irei repassar a informação para outras pessoas”, e MRSS, 15, “tirou o medo de irmos ao posto”. CONCLUSÃO É evidente a importância da educação sexual aos alunos, normalizando discussões, quebrando estigmas e apresentando informações seguras sobre ISTs e contracepção. Fica claro que os jovens não são apenas ouvintes, mas também divulgadores de conhecimento.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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