EDUCAÇÃO VIRTUAL PROMOVIDA PELA LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM EM TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS
Resumo
Introdução: Diante da pandemia da COVID-19, 2020 foi o ano que transformou o mundo e o Brasil foi um dos países afetados. De acordo com a Associação Brasileira de Transplantes (ABTO), a taxa de doadores efetivos, que era de 18,1 pmp, em 2019, e estava projetada para ultrapassar os 20 pmp neste ano, caiu 12,7%, voltando ao patamar obtido em julho de 2017, de 15,8 pmp. Diante dos diversos fatores envolvidos nessa problemática, ações específicas para esse público são essenciais em uma estratégia de educação para doação de órgãos. Objetivo: Promover educação em transplantes de órgãos à população geral, profissionais e acadêmicos da saúde. Metodologia: A coleta de dados ocorreu através do levantamento das publicações na rede social Instagram da Liga Acadêmica de Enfermagem em Transplante (LAET-UFC) durante o ano de 2021. Em seguida, realizou-se a análise do conteúdo publicado, como: número de postagens, temas, quantidade de acessos, curtidas e comentários. A coleta dos dados ocorreu entre fevereiro e agosto de 2021. Resultados: Foram constatadas dez publicações no feed, e cerca dezoito enquetes no stories, com conteúdos como: orientações gerais e comportamentais aos transplantados, a maneira correta de usar a máscara, como são feitas as buscas para doadores de órgãos, quais órgãos podem ser doados em vida e as atualizações dos procedimentos de doação e transplantes feita pela Agência Nacional de Vigilência Sanitária (ANVISA) diante a COVID-19. Houve uma média de 55,8 curtidas por postagem no feed, e cerca de 118,12 respostas a cada stories. Conclusão: Acredita-se na educação como incentivo à doação de órgãos e tecidos. Com as ações, verificou-se que é capaz atingir um número considerável de pessoas que se consideram leigas ou querem aprofundar-se na temática. Além de sensibilizar a população e capacitar profissionais, mitos são desfeitos e dúvidas solucionadas quando comparados a literatura científica e atual.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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