EMPREENDER PARA TRANSFORMAR VIDAS: O USO DAS TECNOLOGIAS SOCIAIS COMO FOMENTO À INCLUSÃO SOCIAL E DEMOCRATIZAÇÃO DA TECNOLOGIA

Autores

  • Anderson Moura da Silva
  • Edilson Rocha Porfirio Filho

Resumo

O número de casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) vem crescendo expressivamente e estão sendo diagnosticados cada vez mais cedo em crianças.Dois dos principais sintomas do TEA são as dificuldades de comunicação e as dificuldades de interação social. Levando isso em consideração, buscamos desenvolver uma tecnologia assistiva, lúdica e tangível, que possa atenuar essas dificuldades. Nossa pesquisa começou com uma revisão sistemática, na qual usamos mais de 5 base de dados e mais de 300 artigos foram levados em consideração, com o objetivo de encontrar exemplos de tecnologias assistivas com foco no desenvolvimento social de crianças com TEA. Ao fim da revisão foram escolhidos 14 artigos que melhor satisfaziam as seguintes questões de pesquisa: Quais tecnologias multissensoriais com interface tangível estão sendo utilizadas para o tratamento de crianças com TEA? Como essas tecnologias fixam a atenção das crianças com TEA? O custo para a execução do projeto é acessível para todos os públicos? O desenvolvimento da tecnologia demanda muito tempo? Há resultados de testes com usuários? Como resultado, decidimos usar a placa arduino para criar um brinquedo multissensorial para crianças autistas, com o objetivo de auxiliar na melhora das dificuldades citadas anteriormente, e tendo inspirações na pet terapia, optamos por um brinquedo com formato animal. Ele possuirá estados como: dormindo, insatisfeito, faminto, triste e feliz, e LED’s com cores que simbolizam esses estados. Será possível identificar quando o brinquedo for chacoalhado, jogado ou acariciado. Cartões que representam comida poderão ser colocados na sua boca e ele reagirá movendo sua mandíbula. Atualmente estamos no processo de construção do primeiro protótipo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão