ENSINO COLETIVO DE VIOLINO E VIOLA – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: A IMPORTÂNCIA DA ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS NA PRÁTICA INDIVIDUAL

Autores

  • Guiliano Bernardo Pinto Costa
  • Liu Man Ying

Resumo

Professores de instrumentos musicais, na sua grande maioria, em algum momento da sua prática docente já se depararam com a seguinte pergunta de seus alunos: “Professor, como estudar corretamente?”. A resposta, na maioria das vezes, será: “estude várias horas por dia”, “pratique os métodos”, “estude toda semana”. Porém, é muito importante que todas essas recomendações sejam seguidas de forma correta, pois do contrário, a prática incorreta pode levar ao prejuízo da aprendizagem dos estudantes. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da adoção de boas estratégias de estudo nas práticas diárias realizadas pelos alunos, e os benefícios encontrados por eles após a realização das mesmas. Foi realizada uma pesquisa experimental através de formulário eletrônico com coleta dos relatos dos alunos das turmas ‘iniciante’ e ‘básico’ da extensão em violino e viola da UFC. Durante as aulas da extensão, estas turmas aprenderam e foram instigados a buscar métodos que aperfeiçoassem suas práticas individuais. Ao longo do processo desta pesquisa, ao se envolverem com a descoberta, reflexão e solução de problemas de postura instrumental e corporal de maneira correta e mais eficiente, os alunos conseguiram perceber logo os efeitos da abordagem mais consciente e eficaz do processo de estudo. Por meio dos relatos de experiências, buscamos fomentar e conscientizar alunos e professores da área de música instrumental – em especial, as de ensino coletivo de cordas friccionadas – sobre a necessidade de se desenvolver uma abordagem baseada na reflexão sobre o processo de aprendizado e prática instrumental de maneira mais aprofundada em sala de aula, evitando futuros problemas e dificuldades de aprendizagem instrumental musical do estudante.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão